Arte: estúdio entremeio
Arte: estúdio entremeio

Viver Até o Fim o Que Me Cabe! Sidney Amaral: Uma Aproximação

Curadoria de Claudinei Roberto da Silva

Belenzinho

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Expositivo

Data e horário

De 26/10 a 26/02

Terça a Domingo

Terça a sábado, 10h às 21h Domingos e feriados, 10h às 18h.

Arte: estúdio entremeio
Arte: estúdio entremeio

Primeiramente realizada na unidade de Jundiaí entre maio e setembro de 2021, a mostra apresenta em torno de 70 trabalhos de Sidney Amaral (1973-2017) que transitam entre as linguagens do desenho, da pintura e da escultura, revelando ao público a intimidade dos procedimentos que o artista realiza com desenvoltura, densidade poética e que não raro resultam em obras de acurado e, às vezes, ácido comentário social. Afrodescendente, Sidney Amaral, não esteve alheio às urgentes demandas do nosso tempo, nem se omitiu diante dos problemas que mais diretamente afetam as “maiorias minorizadas” do nosso país, notadamente as negras e negros assediados pelo histórico e estrutural racismo.

 

Sidney Amaral (1973-2017), artista visual e professor, teve uma extensa produção, dedicando-se à diversas linguagens e à exploração da versatilidade poética e formal dos objetos cotidianos. Em suas pinturas, discutiu questões identitárias e também a representação do homem negro contemporâneo. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, na Escola Panamericana de Artes, na ECOS Escola de Fotografia e formou-se em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1998. No ano seguinte, foi aluno da artista Ana Maria Tavares no curso de orientação e desenvolvimento de projetos artísticos do Museu Brasileiro de Escultura (MUBE). Conciliou durante toda a carreira, a produção artística com o trabalho de professor de artes na rede pública de ensino. Em 2001, realizou sua primeira exposição individual no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

 

Curadoria: Claudinei Roberto da Silva
Produção: Cris Santos e Regiane Rykovsky
Projeto expográfico: Carmela Rocha
Colaboração Projeto Expográfico: Paula Thyse e Sofia Gava
Projeto de Iluminação: Danielle Meireles
Projeto Gráfico: Larissa Yumi Ito Nissi e Manuela d’Albertas | Estúdio Entremeio
Coordenação do educativo: Márcio Farias

 

AGENDAMENTO DE VISITAS EDUCATIVAS
E-mail: agendamento.belenzinho@sescsp.org.br

 

Leia a matéria completa sobre a exposição clicando aqui

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.