Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vou de Bike | Poesia sobre Rodas

Com Jô Pereira

Sesc Verão

Ipiranga

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Saída do Sesc Ipiranga

Data e horário

De 12/02 a 12/02

Domingo

Dia 12/2, domingo, das 9h às 12h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Olhar a cidade pelo viés poético, tornam os caminhos trilhas de escutas, de histórias, de imagens, de poesias, de estéticas urbanas surpreendentes aos sentidos.

O distrito do Ipiranga compreende os bairros do: Alto do Ipiranga, Dom Pedro I, Ipiranga, Vila Carioca, Vila Eulália, Vila Firmiano Pinto, Vila Independência, Vila Monumento. Referência ao Riacho do Ipiranga, na língua tupi significa “no vermelho” devido às águas barrentas, onde cinco séculos atrás tinham como moradores os índios Guaianazes- “expulsos’ paulatinamente das terras para outras regiões.

Recortado por rios e ruas, com a arquitetura marcadora de uma narrativa histórica do Brasil e seu princípio, lugar da proclamação da Independência do Brasil , o Parque da Independência, Museu do Ipiranga, Museu de Zoologia, marcado por bairros ricos e também a maior favela da cidade- Heliópolis. A Poesia Urbana sobre Rodas propõe uma pedalada de observação sobre o território somando realidades, historicidade, escuta, contemplação e Poesia. A cada trecho de ruas, becos , bustos, igrejas, ladeiras, arquitetura, descobriremos seus significados históricos, “brindaremos” em palavras, música, pedal e poesia esse encontro afetivo e de memória com a cidade.

A concentração acontece a partir das 8h30 na Portaria do Sesc Ipiranga na Rua Xavier Curado. Saída 9h.
O roteiro tem cerca de 11km (ida) e o ritmo da pedalada é de passeio.
Não é necessária inscrição prévia.
Orientações gerais:
1. O retorno para o Sesc Ipiranga não é obrigatório;
2. É exigido que a bicicleta esteja em condições de uso. A atividade não contará com veículo de apoio ou resgate. O participante é responsável pelo resgate caso a bicicleta quebre e impeça a continuidade do passeio;
3. É preciso levar câmara reserva e ferramentas para conserto de pneu furado. Não é necessário saber consertar, os profissionais do Sesc realizam esse apoio;
4. O uso de capacete é sugerido;
5. Os participantes se responsabilizam por sua hidratação/alimentação.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.