Foto: Divulgação
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Workshop | Cinemas Negros – Narrativas Decoloniais 

Com Mariana Queen Nwabasili 

Oju – Roda Sesc de Cinemas Negros

Ribeirão Preto

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Auditório

200 lugares por ordem de chegada

Data e horário

De 06/04 a 06/04

Quinta

18h30 às 21h30

Foto: Divulgação
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Se apenas uma década separa a Conferência de Berlim (1884-1885) da primeira sessão com cinematógrafo promovida pelos irmãos Lumière na já colonialista França de 1895, seria equivocado dizer que o cinema é uma arte industrial cunhada e influenciada pelo colonialismo?
Partindo das articulações históricas presentes nessa pergunta, o workshop tem como objetivo abordar as ralações básicas entre colonialismo, colonialidade, cultura visual, cinema e (des)construções cinematográficas quanto a históricas formas estigmatizantes e estereotipadas de mostrar e ver determinados corpos e vidas humanas em filmes e na realidade.

Assim, são propostas reflexões sobre características e relações entre cinema anticolonial e os atualmente chamados por alguns pesquisadores de cinemas decoloniais, ambos entendidos como respostas dialógicas às construções narrativas e estético-formais do cinema dominante e como propostas cinematográficas de “descolonização do olhar” (ou seja, como oposição aos processos de “colonialidade do ver”) surgidas ao longo da história do cinema.

O curso terá como base bibliografias, filmografias e experiências estruturadas na realização da pesquisa “Construcciones de la mirada: representaciones de mujeres negras africanas y europeas blancas en películas coloniales de ficción y no ficción sobre Guinea Ecuatorial”, realizada sob asupervisão da Profª Drª Raquel Schefer para a obtenção de título de mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha; na atuação como debatedora do evento “O Cinema Decolonial de Sarah Maldoror”, durante a Mostra Ecofalante de Cinema em 2022; na atuação como idealizadora da mostra “Filmes decoloniais?”, exibida durante a 24ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte em 2022, e no processo de autoria do artigo “Entre Europa, África e América Latina: representações de mulheres negras e brancas em filmes coloniais espanhóis”, publicado na Revista Rebeca neste ano.

Mariana Queen Nwabasili é jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde também se graduou em Jornalismo. Mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha, com bolsa do Projeto Paradiso. Curadora de curtas-metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes 2023 e do Cabíria Festival Audiovisual 2022. Foi selecionadora de filmes brasileiros da 24ª edição do FestCurtasBH, em 2022, na qual idealizou a mostra paralela “Filmes decoloniais?”, e da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2018.  Escreve ensaios e análises críticas sobre Teatro e Cinema, tendo participado da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, em 2021. É interessada nas conexões entre Cinema, Comunicação, História e Ciências Sociais, tendo como foco de pesquisa autorias, representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe e (de)colonialidade nos cinemas nacional e internacional.

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