Canva
Canva

Xilogravura – Matrizes e Cores

Com Difavela e Aflora

Interlagos

Duração: 540 minutos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Entrega de senhas no local, com 30 minutos de antecedência

Data e horário

De 26/04 a 27/04

Sábado e Domingo

Das 10h às 13h - Atividade em dois encontros contínuos.

Canva
Canva

Em dois encontros contínuos, os participantes serão instigados a criar composições gráficas multicoloridas utilizando a técnica tradicional da xilogravura, permitindo uma vivência de múltiplas experimentações de cores e planejamentos visuais.

A oficina “Matrizes e Cores” explora o uso de múltiplas matrizes, onde cada matriz representa uma camada de cor distinta que, ao ser sobreposta, cria composições vibrantes e detalhadas. Além de dominar as técnicas de gravação e impressão, os participantes aprenderão a planejar suas criações com uma abordagem estratégica, considerando a interação entre cores, a profundidade e a transparência. Esse processo também envolve o aprendizado de alinhamento e registro, essenciais para a precisão na sobreposição das camadas de cor. Ao longo da oficina, os participantes desenvolverão uma percepção mais aguçada das combinações cromáticas e dos efeitos visuais que as cores podem trazer à xilogravura, transformando suas gravuras em peças expressivas e dinâmicas. Essa experiência proporciona um novo olhar sobre a xilogravura tradicional, incentivando o domínio técnico e a liberdade criativa para que cada participante possa experimentar e desenvolver sua própria linguagem artística por meio do uso das cores e da multiplicidade de matrizes.

Minibio:

Difavela (Ederson Pereira dos Santos) arte-educador, grafiteiro e xilogravurista, nascido e criado na Brasilândia, zona norte de São Paulo. Iniciou sua carreira artística no grafite em 2004 em 2017 tomou contato com a xilogravura e encontrou a possibilidade de expressar seu cotidiano e visões como homem negro periférico. Seu trabalho se concentra em retratar a beleza de pessoas negras e a natureza. Na xilogravura utiliza madeiras recicladas para ressignificar e dar forma a sua arte.

Aflora Educadora (Fernanda Camara) é produtora, educadora assistente e multiartista caiçara da Baixada Santista, São Paulo. Com formação em biologia e educação, une arte, ciência e tecnologia em sua expressão criativa. Desde a infância, desenvolveu habilidades nas artes manuais e visuais, explorando variadas linguagens, como fotografia, desenho, artesanato e mais tarde veio a trabalhar com arte urbana e artes digitais. Como maker e entusiasta da tecnologia, sua busca por inovação a levou a explorar as interseções entre tradição e modernidade. A paixão por experimentação a conduziu ao mundo da fabricação digital, onde se aventurou nas complexidades das relações entre arte, ciência e tecnologia.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.