Protagonismo jovem: Juventudes Taubaté realiza série de entrevistas no YouTube

04/02/2022

Compartilhe:

Maria Laura entrevista a Drag Queen e atriz Alexia Twister para o canal Juventudes Taubaté

Com o intuito de estabelecer um canal de diálogo com os jovens de Taubaté e região, o grupo Juventudes Taubaté criou uma série de entrevistas virtuais para debater temas de interesse dos jovens da cidade.

Lançado no formato de podcast, o programa vem sendo transmitido ao vivo no canal do projeto no YouTube  desde julho. Nas primeiras edições do programa, o bate-papo foi conduzido pelo educador Álvaro Duarte que trocou uma ideia com alguns dos participantes do grupo.

A evolução da pandemia na cidade também foi tema de um dos episódios desta primeira fase do programa, com participação do estudante de medicina Matteo Celano, que coordenou o canal de dúvidas da prefeitura sobre a Covid-19 em Taubaté.

Uma vez familiarizados com a linguagem, os jovens assumiram o protagonismo das transmissões realizando as entrevistas com os convidados. Em agosto, os programas abordaram o efeito da pandemia na carreira e na vida de artistas da cidade, entrevistando o bailarino taubateano Mateus Vasconcelos e a Drag Queen, artista e atriz taubateana Alexia Twister, que falaram sobre temas variados como saúde mental, depressão, gênero e identidade.

A iniciativa do podcast dá continuidade às coberturas jornalísticas da programação cultural do Sesc Taubaté realizadas pelo grupo, que registrou a passagem de artistas e grupos como Marina Peralta e o Coletivo de Música Taubateana pela unidade e, também,a realização de eventos como o bate-papo “Corpo alvo, Corpo Coletivo”, que integrou a programação da ação em rede Juventudes em Foco, no ano de 2019.

Alguns registros das coberturas realizadas pelo grupo antes da pandemia,  assim como a agenda de transmissões dos próximos podcasts, podem ser conferidos nos canais do projeto no Instagram e no Facebook.

Protagonismo

Na exploração deste novo formato, além da linguagem ao vivo, os jovens participam da concepção das pautas, escolha dos entrevistados e possuem liberdade para adaptar o formato dos programas às suas características e talentos.

Participante do grupo há dois anos, Maria Laura (18), conduziu as duas últimas edições do podcast e conta ter se encontrado no papel de entrevistadora. “Eu to adorando fazer parte disso. Eu me descobri fazendo isso. Gosto muito de comunicação e essa entrevista [ao vivo] é uma coisa que eu nunca tinha feito antes’’, afirma a jovem que pretende cursar jornalismo no próximo ano, quando termina o ensino médio.

 “Sempre gostei de arte e comunicação, mas nunca achei que fosse me descobrir nessa área. Porque eu era muito do teatro. E ali no Sesc tive essa oportunidade de entrevistar os artistas. Foi onde eu me descobri. É uma coisa que eu amei fazer’’, complementa, relembrando a participação nas coberturas de shows na unidade antes da pandemia.

Se liga

Gostou?! Clique aqui para conferir os vídeos das entrevistas no canal do Juventudes Taubaté no YouTube.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.