Sesc SP

Sobre o SESC

Palavras do Diretor

Baixar o conteúdo
Cerimônia de Homenagem da Câmara Municipal de Osasco aos 70 anos de fundação do Sesc | Prefeitura Municipal de Osasco

Homenagem da Câmara Municipal de Osasco aos 70 anos de fundação do Sesc

28/06/17

Para mim, representar o Sesc nessa homenagem é motivo de especial satisfação. Ao longo de seus 70 anos de existência, o Sesc buscou cumprir sua missão de contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e da sociedade em geral.

Para dar conta desse objetivo, houve sempre um esforço institucional em compreender a realidade sociocultural de cada momento histórico. Nas primeiras décadas, a opção foi por uma ação pautada pela assistência social, pois o cenário brasileiro assim o exigia.

Com o passar do tempo, as esferas da educação e da cultura foram ganhando importância em nossa atuação. Compreendemos que a consolidação do país e de nosso estado como um lugar de justiça social era uma tarefa que dependia essencialmente da educação.

Não me refiro apenas à educação escolar, fundamental mas não suficiente para dar conta de um mundo tão complexo como o que vivemos atualmente. O Sesc enfatiza sua ação no campo estendido da educação permanente, que ocorre em tempos e lugares variados, para todas as faixas etárias. E, nesse sentido, a educação é irmã da cultura.

Paralelamente a esse processo, a instituição cresceu e se expandiu, fazendo-se presente em regiões diversas da região metropolitana da capital, do interior e do litoral, totalizando hoje 40 unidades que oferecem serviços e atividades em educação, cultura, arte, saúde, atividade física, turismo e alimentação.

Faço questão de traçar esse breve histórico, pois o Sesc que chegou a Osasco, em 2008, é resultado dessa trajetória. Educação e expansão são as tônicas da instituição, e a decisão de reconhecer a importância de Osasco por meio de uma presença definitiva tornou-se um desdobramento natural.

Constituído por uma grande população, multifacetada em suas características e necessidades, Osasco vive as contradições de estar colada à capital paulista: por um lado, usufrui das oportunidades que essa proximidade oferece; por outro, se vê constrangida no amadurecimento de uma identidade local. Essas contradições jamais impediram, entretanto, o desenvolvimento de seus habitantes, mas pintou com cores peculiares essa história.

Compreendendo a riqueza dessa cidade, bem como os desafios que apresentava, o Sesc decidiu fazer-se ainda mais presente. Após um período considerável em que ações temporárias foram aqui feitas, em geral sob a coordenação do Sesc Pompeia, era hora de fincar raízes.

Como um espelho da cidade, o espaço que passamos a ocupar a partir de 2008 é pleno de desafios. O terreno doado por esse município merece uma destinação social que respeite sua complexidade.

Atualmente, o Sesc Osasco oferece a seus públicos os serviços que um equipamento do Sesc costuma disponibilizar. Ao longo dessa década de atuação, compreendemos um pouco melhor o lugar em que estamos. Tal experiência será fundamental para a consolidação de nossa ação na cidade.

Entendemos a presente homenagem como um gesto de delicado acolhimento e reconhecimento do que o Sesc fez até aqui. Mas também interpretamos essa homenagem como um voto de confiança, que nos incentiva a contribuir, com a plenitude de nossa capacidade, para um futuro mais justo para Osasco.

Fomos parceiros dessa cidade e de seus habitantes. Continuamos parceiros no presente e almejamos perspectivas ainda melhores. Momentos como o de hoje reforçam nossa convicção de que esse sonho é partilhado com vocês, amigos osasquenses.

Muito obrigado pela confiança!


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo