Sesc SP

Sobre o SESC

Palavras do Diretor

Baixar o conteúdo
Inauguração do Sesc 24 de Maio | Sesc 24 de Maio

Inauguração do Sesc 24 de Maio

19/08/17

A cada inauguração que o Sesc realiza, o que se pretende entregar à cidade é muito mais do que um prédio. É também um anseio que se expande num misto entre real e imaginário, entre fantasia e cimento.

Este nosso centro é um símbolo potente da atuação da Instituição. É símbolo de um planejamento cuidado, de um trabalho diário para oferecer ao público possibilidades de encontros, fruições, conhecimento e descanso.

É símbolo de um sonho que acalentamos há 70 anos!

O que mais se propaga com orgulho é que este prédio, que já abrigou a Mesbla, passará a abrigar um projeto educativo, respeitoso, integrado à cidade. E esse orgulho vem da memória dos cidadãos paulistanos, que é a própria memória do trabalho, do tempo livre, do lazer e dos passeios pelo centro da cidade.

A mesma cidade versada por Mario de Andrade:
São Paulo! comoção da minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...

Para celebrar os 70 anos do Sesc, completados em setembro do ano passado, o Teatro Municipal, logo aqui ao lado, era a casa que podíamos também chamar de lar.

O compromisso com os empresários e os trabalhadores é o que nos impele à responsabilidade de resultados que comprovam com nitidez a importância de nossa atuação. E foi lá, naquele momento, que anunciamos o Sesc no qual agora estamos: o Sesc 24 de Maio!

É assim que somos: DE SONHO EM SONHO, PERMANECEMOS.

O Sesc se tornou uma possibilidade concreta por razão do esforço de empresários em 1946. Hoje, este prédio é possível por razão e sonho de muitos de vocês aqui presentes.

Para mim, é imprescindível agradecer ao Presidente da Federação do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo, Sr. Abram Szajman, condutor desse processo de atuação, expansão e permanência do Sesc.

Aos membros do conselho, com os quais podemos garantir a pretendida excelência de nosso trabalho.

E aos funcionários do Sesc, em especial aos 360 colegas que passarão a atuar neste Sesc 24 de Maio, sem os quais nossos sonhos não poderiam se tornar matéria.

Ocupar um espaço tão histórico como este, e confiar na maestria de Paulo Mendes da Rocha, arquiteto deste onírico concreto, é motivo para ter mais do que orgulho.

É motivo para continuarmos apaixonados pelo nosso passado e nossos fantasmas, tão atuais nos subsolos dessa história.

Apaixonados pelo presente estampado nas paredes dos prédios ao redor, nos corpos apressados das ruas estreitas, nos passos sonolentos de vidas invisíveis.

É mais que orgulho. É mais que brio. É a arte e a beleza de fazer parte destas vidas que explodem por todos os cantos deste velho centro, nesta imensa cidade que tanto amamos.

Obrigado!

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo