Sesc SP

Sobre o SESC

Palavras do Diretor

Baixar o conteúdo
Abertura de Frestas: Trienal de Artes | Sesc Sorocaba

Abertura de Frestas: Trienal de Artes – Entre Pós-verdades e Acontecimentos

11/08/17

 

O que é a verdade no mundo de hoje? O que foi em outros tempos e por onde se desviou até se achegar a nós?

Quais verdades aprendemos ou quais delas escolhemos para seguir as nossas vidas?

O poder inventivo da humanidade transforma o que nos rodeia, até mesmo o que acreditamos ser imutável.

A história que contamos se dedica a costurar tantas outras histórias que acabamos nos deparando com aquilo que inventamos.

O mundo absorve o que dele demandamos de sua aceitação. E nele, a invenção se dedica a ajeitar nossos olhares e a expelir nossos saberes.

Pós-verdades e verdades são invenções substantivas para dar à história um sentido, um rumo, um caminho, que sejam baseados no fim ou na inabalável salvação.

Verdades e pós-verdades. Prefixos se ajeitam a nos dar valores que não imaginamos.

A arte costuma inventar para que as palavras não nos atormentem com sua falível perpetuação.

Os artistas costumam estar, não além das verdades e pós-verdades que idealizamos, mas ao redor, orbitando-as como elétrons, provocando-as com seus olhares que atravessam o rígido controle do poder e deságuam em diversas e maravilhosas possibilidades de ser.

O projeto Frestas – Trienal de Artes pretende ser um território no território de Sorocaba. Uma verdade entre as verdades. Uma possibilidade de pós-verdade. Uma anti-verdade na variedade das vidas dispostas na cidade.

O Frestas, ao perdurar em uma segunda edição, abre as fendas das invenções e perfura o que a razão quer de certeza para abrir espaço às coisas que, como todas as verdades, se dispersam.
Que os substantivos e prefixos nos deem os códigos inventados para acalmar nossos ânimos, para, quem sabe, nos dar algum consolo ou algum susto que nos suspenda. Mas que a arte nunca perca sua desmedida força de expressar sempre, nos mais variados tempos, a alma humana.

Bem-vindos ao Frestas: Uma invenção concretizada nessa inevitável certeza.


Muito obrigado!

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo