Retomada do Turismo Social Emissivo

25/03/2022

Compartilhe:

O Turismo Social emissivo apresenta roteiros que estimulam o contato com a história, a natureza e a cultura dos lugares visitados, assim como o diálogo ético e solidário com as populações locais. 
 
Ao lado de atividades de formato convencional, como visitas orientadas a atrativos turísticos tradicionais, o Turismo Social propõe e realiza oficinas, vivências e experimentações como atividades complementares de seus roteiros, buscando sempre aproximar os viajantes e os locais visitados. Assim, o viajante não apenas “vê” o local, mas vivencia por inteiro suas experiências, muitas vezes orientados pelos próprios anfitriões. 
 
Outros roteiros auxiliam os participantes a realizar uma leitura diferenciada dos locais visitados, por meio de temas elaborados pelo Sesc e desenvolvidos por especialistas no assunto selecionado. Aqui, o compromisso maior é suscitar o questionamento e a participação dos viajantes para temas nem sempre desenvolvidos pelos roteiros turísticos convencionais, mas que são fundamentais para o apoio à construção de uma sociedade mais solidária, ética e responsável.


CRONOGRAMA

Neste primeiro momento, a partir de abril, estão de volta os circuitos, que são passeios de curta duração realizados a pé, sem a correria do dia a dia, que podem ser vivenciados por turistas ou moradores da cidade. No caso deste último, é uma oportunidade de olhar para o local em que se vive sob outras perspectivas, como um(a) turista em um novo local.

A partir de junho, serão retomados os passeios, um modelo de roteiro onde é possível conhecer a própria cidade ou alguma outra mais próxima, utilizando transporte para o deslocamento, mas com a duração de um dia. Cada cidade possui características que a torna única, seja por seus atrativos, seja por sua gente.

No segundo semestre, a previsão é de que as excursões retornem com toda segurança. Os passageiros voltarão a conhecer as belezas e os aspectos históricos, culturais e ambientais do Brasil, em viagens de dois ou mais dias.


PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA E OPERACIONALIZAÇÃO SEGURA (CIRCUITOS E PASSEIOS)

O Turismo Social do Sesc São Paulo busca sempre inspirar uma reflexão ética sobre o respeito às comunidades, à diversidade sociocultural e ambiental, com práticas que levam em consideração todos os envolvidos, em todas as etapas do processo da viagem: turistas, trabalhadores e locais visitados. 
 
Para reforçar esse respeito e o cuidado com todos, devem ser seguidas algumas medidas especiais de segurança, descritas abaixo:

Protocolo para Passeios Seguros  Mesmo que a utilização de máscaras de proteção não seja mais obrigatória, recomendamos que a utilize durante todo o passeio, cobrindo boca e nariz, em lugares fechados ou abertos. Nos deslocamentos em ônibus previstos em passeios, o uso da máscara de proteção facial é obrigatório (Decreto Estadual nº 66.575, de 17 de março de 2022). Lembre-se que estaremos em um grupo e que a segurança individual e coletiva continua sendo uma prioridade.   Sugerimos que você e seus companheiros de passeio levem uma quantidade extra de máscaras, uma reserva que poderá ser utilizada no caso de alguma eventualidade (como, por exemplo, se a máscara estiver suja ou se o elástico se romper) ou na troca necessária, quando a máscara estiver úmida ou já tiverem passado 2 horas de uso.
Antes de descartar as máscaras já usadas, pedimos que você corte ou rompa seus elásticos. Essa atitude evita que elas fiquem enroscadas em animais, especialmente em aves, e que possam causar algum dano a sua saúde. Como as máscaras não podem ser recicladas (por causa do risco de contaminação), grande parte delas é despejada em aterros sanitários que, por vezes, são frequentados por animais. Lembre-se também de levar um saquinho para acondicionar as máscaras que serão descartadas, antes de depositá-las em lixeiras! E nunca descarte suas máscaras usadas em lixeiras de materiais recicláveis.   As fotos são sempre bem-vindas durante as nossas viagens. Para a segurança de todos, neste passeio recomendamos que, ao tirar selfies ou fotos em grupo, permaneça de máscara!
Leve seu próprio frasco de álcool em gel para utilizar durante o passeio. Lembre-se que pode ser difícil encontrar um local para lavar as mãos com água e sabão durante o percurso que faremos. O uso constante do álcool em gel durante o passeio protegerá você e os demais participantes da viagem.

Se encontrar, durante o passeio, equipamentos de uso coletivo (como filtros de água, máquinas de café, computadores ou outros itens que podem ser utilizados por várias pessoas), lembre-se de higienizar suas mãos com álcool em gel imediatamente antes e após o manuseio.

No passeio, cada um será responsável pelo descarte de seu lixo. Será uma boa oportunidade para exercitar a diminuição da quantidade de resíduos produzidos. E não se esqueça de descartá-los em locais adequados, dentro de lixeiras. Caso não encontre uma durante o passeio, pedimos que leve seu lixo com você e descarte-o em casa.
Para se manter hidratado, o que é super importante, leve sua garrafinha já abastecida. Você pode levar também seu próprio lanchinho ou petisco, caso apareça aquela fominha durante o passeio!

Se estiver com sintomas gripais (como febre, tosse ou dor de garganta, por exemplo) na véspera do passeio, comunique o quanto antes a unidade do Sesc em que se inscreveu. Por precaução e cuidado com todos, recomendaremos que você não participe desta atividade. Assim que se sentir melhor, inscreva-se no próximo passeio e desfrute-o com tranquilidade e segurança.

Para a segurança de todos os participantes, profissionais e comunidades visitadas, o participante do passeio que não cumprir as orientações do protocolo será desligado da atividade.
Neste e em próximos passeios, convidamos você a valorizar a qualidade de suas experiências turísticas: observe com atenção as riquezas naturais que encontrar pelo percurso e as pessoas que ali vivem e trabalham, suas histórias e suas culturas. Que tal registrar o que viu e sentiu, o que disse e ouviu dizer em um caderno de viagem? Experimente! Descubra!

Estas orientações garantem experiências turísticas seguras para você e para outros viajantes, além de proteger também os profissionais que estão envolvidos no seu passeio e pessoas que vivem nos locais visitados. Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos! Elas são válidas para suas próximas viagens e passeios.
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.