#ParaCegoVer #ParaTodosVerem foto retangular mostra o consultor Juan Pablo em primeiro plano de camiseta cinza de gola azul marinho, ele está segurando uma Arara Canindé – a ave é colorida predominantemente de amarelo, azul e verde,. Está posicionada a direita da foto na mão do designer. No fundo da imagem aparece Palmeiras ornamentais. Foto: Sara Lucía Colmenares
O uruguaio Juan Pablo Culasso é designer de sons, palestrante internacional e consultor em acessibilidade e inclusão. Cego de nascença, aprendeu por meio do tato, do olfato e principalmente da audição a perceber a natureza e a reconhecer paisagens, os sons de animais, e um vasto repertório de espécies de aves. Atualmente é considerado um dos melhores observadores de aves da América do Sul.
Durante sua infância, Juan foi incentivado pelo pai a tocar piano e a reproduzir sons feitos por pássaros, o que despertou seu interesse pelo universo das aves. O desenvolvimento da audição trouxe uma habilidade rara: o ouvido absoluto. É a capacidade que algumas pessoas têm para identificar a nota musical exata de qualquer som, seja ele musical ou não, sem auxílio de referências.
Aos 16 anos fez sua primeira saída profissional de campo com o doutor Santiago Claramunt, e teve sua primeira experiência com equipamentos de gravação. Este gravador o permitiu perceber que esta seria sua atividade e sua missão e em todos estes anos dedicados a gravar sons da natureza, transformando sua vida e levando-o até à Antártica.
Desde então, Juan se mudou para o Brasil e aprofundou seus estudos, na companhia do ornitólogo Jacques Vielliard, curador do arquivo de som neotropical na Unicamp. E por meio das visitas em museus e em trabalhos de campo, notou entre outros fatos que nem sempre a ave mais bonita é a que canta melhor. Em sua estadia no Brasil registrou os sons da Mata Atlântica, da Amazônia, Pantanal e Cerrado.
Um dos seus focos de trabalho é a gravação de paisagens sonoras. Uma combinação de geofonia (sons oriundos dos ventos, do movimento das águas, etc.), biofonia (sons emitidos por animais das mais variadas espécies, como aves e insetos) e a antropofonia (equipamentos produzidos pelo homem como veículos, etc.). Muitos especialistas já adotam a paisagem sonora como um indicador da qualidade de um determinado ambiente, e seu nível de preservação.
Em seu trabalho mais recente, e não menos importante de consultoria de acessibilidade e inclusão, Juan desenvolve projetos de turismo de natureza para pessoas cegas. Ainda é raro encontrar agências ou grupos dedicados a tal assunto.
Sua habilidade o levou a participar em 2014 de um programa da National Geographic intitulado Super Cérebros. Juan foi o vencedor, dentre mais de 300 participantes de toda América Latina. Desde então, palestra em várias partes do mundo. Atualmente mora na Colômbia e possui 15 trabalhos publicados, sendo que alguns destes podem ser acessados em plataformas de streamings.
Em suas diversas frentes de atuação, o consultor nos mostra que não há diferença entre nós. Todos nós acessamos a mesma informação utilizando sentidos diferentes. O que uma pessoa precisa para realmente escutar é ter a consciência de que há um mundo além da visão. O mundo não se restringe apenas aos olhos e os sons se tornam visíveis novamente.
Entre os meses de março e abril de 2023, o designer de sons realizará seis atividades nas unidades do Sesc Bertioga e Sesc Interlagos com foco especialmente voltado ao público com deficiência visual. As programações com a presença do Juan Pablo compõem a grade programática da ação em rede do Sesc SP Territórios do Comum que reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade e Valorização Social… saiba mais
☑️ Bate-papo
Sons Invisíveis – Observação de aves para pessoas com deficiência visual
Nesta roda de conversa, Juan Pablo Culasso dividirá com o público suas experiências e trajetória de trabalho com gravação e reconhecimento de sons da natureza.
📆 25/03. Sábado. Das 14h às 16h30. Grátis. A partir de 10 anos.
📍 Inscrições online:
De 15/03, (a partir das 14h), até o dia 24/03, ou enquanto durarem as vagas.
Clique aqui para fazer inscrição.
🔘🔘🔘
☑️ Vivência
Fechar os olhos para enxergar a floresta
Vivência de observação das aves a partir dos sons e cantos, convidando as pessoas a fecharem os olhos para enxergar e perceber a natureza.
📆 26/03. Domingo. Das 07h30 às 10h30. Grátis. A partir de 10 anos.
📍 Inscrições online:
De 15/03, (a partir das 14h), até o dia 24/03, ou enquanto durarem as vagas.
Clique aqui para fazer inscrição.
☑️ Bate-papo
Paisagens Sonoras
Bate-papo sobre contemplação da natureza sem enxergar nada, apurando os outros sentidos como tato, a audição e o olfato,
além das aparências.
📆 01/04. Sábado. Das 15h30 às 17h. Grátis. A partir de 12 anos. Reserva Natural
📍 Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas
🔘🔘🔘
☑️ Vivência
Birdwatching: Sons Invisíveis
Observação de aves em áreas naturais protegidas, com o uso de metodologias de captação e divulgação de sons gravados na natureza.
📆 02/04. Domingo. Das 05h30 às 09h30. Grátis. A partir de 12 anos. Reserva Natural
📍 Inscrições:
Do dia 25/3 (a partir das 15h) até às 15h do dia 27/3, através do e-mail: reservanatural.bertioga@sescsp.org.br, incluir nome completo, telefone para contato, número do CPF.
O resultado será encaminhado por e-mail até o dia 29/3. Vagas limitadas!
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.