Selo Sesc em vinil: Donato elétrico e analógico

30/10/2020

Compartilhe:

Como dizia o poeta “antes tarde, do que mais tarde.” Atendendo a exigentes pedidos analógicos, afinal a música como a conhecemos nunca deixou de estar também atrelada a um suporte físico, o Selo Sesc finalmente inicia sua jornada na alta fidelidade musical do vinil. Acaba de chegar às estantes virtuais da Loja Sesc a versão remasterizada do álbum Donato Elétrico, de João Donato, em formato LP.

Ainda em caráter experimental e tateando vagarosamente a produção dum objeto que nunca saiu de moda, o Selo abre caminho para o lançamento de títulos também neste novo formato. Apesar do abalo provocado pela pandemia de Covid-19 no mercado fonográfico, o vinil tem sido uma companhia nos dias de isolamento, abrindo espaço para uma audição mais íntima do que o streaming. As pessoas podem manuseá-lo, ler o encarte, virar o disco para seguir ouvindo e seguir o rito que o momento de comunhão com a música merece.

E começa muito bem, obrigado, resgatando o já clássico Donato Elétrico. Lançado em 2016, o álbum apresenta composições inéditas de João Donato, à época abraçando a sonoridade de seus discos dos anos 70 como “A Bad Donato” e “Donato/Deodato”, além de ter firmado o encontro do pianista com músicos que seguiram sua visão, como os paulistanos do Bixiga 70, sua banda de apoio nesta gravação. Não estranho, o disco foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Instrumental daquele ano.

Acervo de Imagens Vinil Brasil

Recheado de instrumentos como o piano elétrico Fender Rhodes, além de sintetizadores e teclados analógicos, donde pairaram ideias para faixas como “Here’s JD”, “Xaxado de Hércules”, “Combustão Espontânea” e “Urbano” (essa última inclusive com uma história muito peculiar que você pode assistir no vídeo abaixo), o disco se torna praticamente um prato cheio pra entender a cabeça genial e caótica de Donato, sempre apontando para múltiplos caminhos possíveis da música instrumental.

É por isso que a potência deste encontro mereceu re-edição em vinil duplo e capa gatefold para quem quiser ouvir suas 10 faixas remasterizadas e redistribuídas nos 4 lados das bolachonas de 12 polegadas.

Para saber mais informações e adquirir sua edição, acesse este link

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.