Seminário Conexão Comida une diferentes saberes no debate sobre a alimentação hoje

03/08/2018

Compartilhe:

Seminário acontece nos dias 3 e 4/10.
Foto: Dani Sandrini

Nos dias 3 e 4 de outubro de 2018, o Sesc 24 de Maio reuniu profissionais da cozinha, nutrição, medicina, sociologia, agricultura e de outras áreas ligadas à alimentação no Seminário Internacional Conexão Comida – Saberes e Práticas na Alimentação. 

Aqui e em nosso canal no youtube, estão disponíveis as gravações completas de cada uma das mesas e conferências.

**

Caminhando no sentido de promover a compreensão da alimentação de uma maneira ampla, a programação abre a segunda edição do projeto Experimenta – Comida, saúde e cultura, que contará com mais de 300 atividades nas 39 unidades do Sesc no Estado de São Paulo durante todo o mês de outubro.

Quantos contextos se encontram em uma garfada do almoço de domingo ou no pacotinho de biscoito aberto entre uma estação do metrô e outra? E quais consequências se desdobram a partir disso?

Questões sociais, culturais, incentivos públicos que facilitam a produção deste ou daquele alimento, os impactos na saúde, influências das redes sociais, do marketing, de pesquisas científicas disseminadas de maneira fragmentada, a origem do alimento, quem o produz e de que forma sua produção impacta na sociedade e no meio ambiente… Tudo isso (e muito mais) é ingrediente no debate sobre a alimentação hoje. São discussões que dizem respeito a cada um de nós, uma vez que comer é um ato diário, que une todos os seres humanos.

O sociólogo francês Jean-Pierre Poulain abre a série de conferências, abordando as influências da modernização e do avanço do conhecimento científico na reformatação do espaço social da comida.


Jean-Pierre Polain realiza a conferência “Comida, Saúde e Cultura”.

Uma mesa dedicada à reflexão sobre os fatores envolvidos nas escolhas alimentares reúne Marle Alvarenga, Pós doutora em nutrição pela FSP-USP e Coordenadora do Instituto Nutrição Comportamental, Valter Palmieri Jr., professor de Economia e Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas e na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, além da chef, autora e apresentadora de TV Rita Lobo.


Rita Lobo é uma das participantes da mesa “Escolhas alimentares, como são feitas hoje?”
Foto: Editora Panelinha.

O painel Saberes e práticas: iniciativas inspiradoras para a alimentação adequada e saudável apresenta ações que favorecem, protegem e apoiam a promoção da alimentação de qualidade. Falam sobre suas experiências a nutricionista Juliana Casemiro, professora no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jerônimo Villas-Bôas, ecólogo e secretário geral da Associação Slow Food do Brasil, Paula Johns, integrante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, e o agricultor familiar Venceslau Donizete de Souza, que é presidente da cooperativa de agroecológica Cooperacra.

A Promoção de sistemas alimentares saudáveis no Brasil e América Latina é tema da mesa com Elisabetta Recine, nutricionista presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, e o médico colombiano Juan Carlos Morales González, diretor da FIAN Colômbia, instituição vinculada a FIAN Internacional, uma organização de Direitos Humanos que trabalha assessorando agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e movimentos populares na busca pela realização Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas.

A programação conta também com a participação de Rosa Wanda Diez-Garcia, nutricionista e professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Paula Pinto e Silva, antropóloga e professora na Escola Superior de Propaganda e Marketing, além de Fábio Gomes, nutricionista e Assessor Regional de Nutrição e Atividade Física para as Américas da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial de Saúde.

Durante todo o seminário, uma feira de alimentos orgânicos e de base agroecológica ocupa a área de convivência da unidade e abre espaço para cores, sabores e cheiros de frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos provenientes da agricultura familiar desenvolvida em diversas regiões da cidade. O seminário marca também o lançamento do jogo de tabuleiro “Tá na Mesa”, desenvolvido pelo Sesc São Paulo a partir do conteúdo da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde.

Veja a programação completa aqui.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 4/9, no endereço sescsp.org.br/conexao-comida

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.