Seminário Internacional Serviço Social do Desporto

08/10/2021

Compartilhe:

O Esporte é uma prática que traz benefícios relativos ao lazer, à educação e à saúde, além de impulsionar e movimentar milhares de atletas e profissionais no mundo inteiro que se dedicam em diversas modalidades e trabalham para fazer o seu melhor. 

Atualmente, em países como Brasil e Portugal, práticas esportivas como o futebol, o basquete, o atletismo, entre outras, ganharam maior relevância na vida social, envolvendo, para além do atleta na sua relação com o esporte em si, diversos profissionais, clubes e instituições que se dedicam para que o esporte seja acessado, praticado e realizado por todos.

Neste contexto, o Sesc São Paulo, em parceria com o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a Universidade Lusófona do Porto (ULP), realiza nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Seminário Internacional Serviço Social no Desporto – O trabalho da/do assistente social na formação desportiva, que será transmitido pelo canal do YouTube do Sesc Santos, das 10h às 12h (horário no Brasil) e das 14h às 16h (horário em Portugal e Angola).

A atividade pretende criar um espaço de troca de experiências de profissionais do Serviço Social, tanto do Brasil quanto de Portugal, e trazer relatos de atletas e ex-atletas que tiveram suas vidas transformadas pelo esporte, possibilitando o intercâmbio de informações e dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por estes profissionais.

O Serviço Social é uma categoria profissional que tem sua atuação pautada na defesa dos direitos humanos, com um posicionamento ético-político marcado pela proteção dos direitos sociais. No esporte, esses profissionais atuam de forma articulada, desenvolvendo um trabalho social com famílias e indivíduos, a partir de intervenções que possibilitem a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania. A proposta é viabilizar a construção de projetos que levem em conta o acesso à saúde e à educação de forma integral.

Neste sentido, o Seminário é uma oportunidade de formar e consolidar espaços de colaboração, com o objetivo de fortalecer o esporte como agente desencadeador do desenvolvimento humano em suas várias dimensões.


Veja a programação completa

Acompanhe das 10h às 12h (horário no Brasil) e 14h às 16h (horário em Portugal e Angola) no YouTube do Sesc Santos.

20/10 – quarta-feira

Mesa de Abertura – Com Sesc São Paulo, CBCISS, Universidade Lusófona do Porto e PUC Rio.

Conferência de Abertura – com Priscila Fernanda Gonçalves Cardoso, professora associada do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Unifesp. Membra da Coordenação do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Ética, Direitos Humanos e Serviço Social da  Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e do coletivo MaternaCiência da Unifesp.

21/10 – quinta-feira

Mesa 1 – O Desporto como mecanismo de inclusão social

Com Nelson Araújo, licenciado em Serviço Social, integrando o departamento pedagógico do Futebol Clube do Porto desde 2006; Magda Andrade, assistente social no Clube Red Bull Bragantino; e Johnson Macaba – Ex-jogador angolano naturalizado no Brasil. Mediação de Maria Emília Freitas Ferreira, doutora em Serviço Social e diretora da Licenciatura do Curso de Serviço Social da Universidade Lusófona do Porto.

22/10 – sexta-feira

Mesa 2 – Direitos Humanos na formação esportiva

Com Bárbara Santos Parra, assistente social no Departamento Socioeducacional das categorias de base da Sociedade Esportiva Palmeiras; Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha), ex-jogador brasileiro; e Vanda Ramalho, assistente social, associada fundadora e presidente executiva da Associação Nacional de Futebol de Rua. Mediação de Silvana Trevisan, assistente social no Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo.

Saiba mais sobre o Serviço Social no Esporte aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.