Seminário no Sesc Belenzinho debate as violações de direitos de crianças e adolescentes no futebol

19/10/2022

Compartilhe:

Nos dias 26 e 27 de outubro, acontece no Sesc Belenzinho o 6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol, uma parceria do Sesc São Paulo e CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais.

Sob o tema “Prevenção e combate ao tráfico de crianças e adolescentes”, o evento tem por objetivo problematizar as violações de direitos existentes no cenário do futebol e propor estratégias para seu enfrentamento. Pretende refletir acerca da direção social do trabalho profissional da/o assistente social no esporte para que se mantenham permanentemente vigilantes em seus posicionamentos éticos e políticos, de modo a transformá-los em ações que enfrentem as diversas manifestações de violações de direitos da criança e da/o adolescente em formação no futebol brasileiro.

Este espaço de reflexão ressalta que a criança e a/o adolescente são sujeitos de direitos, destinatários de absoluta prioridade, respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, portanto, não podem sofrer nenhum tipo de negligência, de discriminação, de exploração e de violência.

O Seminário reunirá profissionais das áreas de Serviço Social, Educação Física, Direito, Jornalismo e Psicologia, que compartilharão suas experiências voltadas às infâncias e juventudes, especialmente no futebol, visando a construção de um saber coletivo.


PROGRAMAÇÃO


26 DE OUTUBRO
•9h30 Abertura

•10h30 Mesa de Abertura
Danilo Santos de Miranda (Sesc São Paulo)
Ilda Lopes Rodrigues da Silva (CBCISS e PUC Rio)
Patrícia Maria da Silva (CRESS/SP)
Silvana Trevisan (representante da Comissão Organizadora e Assistente Social do Sindicato de Atletas Profissionais de SP)

•11h Conferência de Abertura: O que move o ser humano?
Palestrante: Dennis de Oliveira

•11h40 – Intervalo

•12h – Mesa 1 – O sonho de acesso ao futebol profissional
Palestrantes: Andrei Kampff | Shaiana Souza | Ricardo Barros | Monica Melo da Silva
Mediadora: Ruth dos Santos

•13h30 – Almoço

•15h30 – Mesa 2 – Categorias de base: percurso da formação profissional e os riscos de violações de direitos
Palestrantes: Diego Garcia | Sarah Hakim | Danielle Cramer | Débora Menezes
Mediadora: Thais Toledo

•17h – Encerramento



27 DE OUTUBRO
•10h30 – Mesa 3 – Direitos para uma migração segura no futebol
Palestrantes: Silvia Paixão Boaventura de Almeida| Felipe Hideki Sakamoto | Carolina Melo | Victor Del Vecchio
Mediadora: Regiane Cristina Ferreira

•12h – Encerramento

Para se inscrever no 6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol, clique AQUI. Inscrições gratuitas até dia 26/10/2022.


CBCISS

O Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais – CBCISS é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1946 que teve seu registro jurídico em 1957. Tem por missão manter diálogo com a sociedade civil e o poder público em busca de estratégias para promover o bem-estar social, o desenvolvimento social e a justiça social. Desenvolve atividades e ações de capacitação, assessoria, seminários, encontros de intercâmbio e colaboração com instituições, profissionais, movimentos, órgãos públicos e pessoas voltadas para a defesa dos direitos e consolidação da cidadania daqueles que vivem em situação de desigualdade, exclusão social. É o representante no Brasil do ICSW -Internacional Council Social Welfare, uma organização de status consultivo junto à Organização das Nações Unidas.

Mais Informações: 6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol

O Seminário será iniciado com Cerimônia de Abertura, seguida da primeira mesa, que contará com a presença de Danilo Santos de Miranda, o diretor do Sesc São Paulo, ao lado de Ilda Lopes Rodrigues da Silva (Presidenta do CBCISS e Professora da PUC-Rio), Patrícia Maria da Silva (Mestranda EACH/USP e Integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS/SP e da gestão 2020/2023 do Conselho Regional de Serviço Social), e Silvana Trevisan, representando a Comissão Organizadora e Assistente Social do Sindicato de Atletas Profissionais de SP.

A Conferência de Abertura: O que move o ser humano?, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo Dennis de Oliveira, membro da Rede Antirracista Quilombação e autor dos livros “Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire” (Appris, 2017) e “Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica” (Dandara, 2021).

Após um breve intervalo, teremos a mesa 1: O sonho de acesso ao futebol profissional, com participação de Andrei Kampff, jornalista e bacharel em direito, pós-graduado em direito desportivo, criador do portal Lei em Campo e colunista de direito no portal UOL; Shaiana Souza, psicóloga social no Fluminense Football Club e psicóloga esportiva no Centro Esportivo Mangueira; Ricardo Barros, assistente social da Sociedade Esportiva Palmeiras, com experiência no Red Bull Brasil e Santos Futebol Clube e do Paraisópolis, Monica Melo da Silva, pedagoga, diretora do Palmeirinha Paraisópolis e Técnica do Palmeirinha feminino; com mediação de Ruth dos Santos, educadora física, especialista em gestão cultural e Assistente Técnica na Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo (SESC-SP).

A mesa 2 Categorias de base: percurso da formação profissional e os riscos de violações de direitos será composta por Diego Garcia, jornalista esportivo, colunista do UOL; Sarah Hakim, advogada, diretora da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e uma das responsáveis pelo PL 3713/21 para tipificar como crime o tráfico desportivo; Danielle Cramer, Procuradora do Ministério Público do Trabalho e vice coordenadora do grupo de trabalho “Atletas Adolescentes” da COORDINFANCIA – MPT e Débora Menezes, Assistente Social Fluminense Football Club; mediada por Thais Toledo, Assistente Social e Gestora de práticas humanizadoras e colaborativas, idealizadora da ACESSOSS – Intervenções sociais e gestão sistêmica para o Esporte.

Finalizando a programação do Seminário, o dia 27 de outubro reserva a mesa 3: Direitos para uma migração segura no futebol.

Para este debate, estarão presentes Silvia Paixão Boaventura de Almeida, assistente social do Capivariano Futebol Clube; Felipe Hideki Sakamoto, Consultor de Futebol em AGM Educación – Zaragoza, Espanha e Diretor Geral da Academy Ltda – Kansas, Estados Unidos; Carolina Melo, gerente de Futebol Feminino no Atlético Mineiro; e Victor Del Vecchio; advogado e mestrando em Direito Internacional, pesquisador do NEPO – Núcleo de Estudos Populacionais da UNICAMP / Observatório das Migrações e do GEDC – Grupo de Estudos de Direito Internacional da USP.

A mediação será de Regiane Cristina Ferreira, integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS-SP e assistente social no Sport Club Corinthians Paulista.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.