Sesc Bom Retiro destaca importância da literatura para crianças em abril

08/04/2022

Compartilhe:

Durante o mês de abril, o Sesc Bom Retiro recebe uma série de contações de histórias e mediações de leitura voltadas para o público infantojuvenil. A programação, que ressalta a importância do incentivo à leitura para crianças de diversas idades, é gratuita e acontece na Praça de Convivência e Biblioteca da Unidade.


Quem conta um conto…

Visitando diferentes temáticas multiculturais, a Cia. Casa Passarinho é responsável por trazer personagens, curiosidades e enredos para o público da Unidade. As contações de histórias acontecem na Praça de Convivência da Unidade, aos sábados, sempre às 14h30. No feriado do dia 21/4, quinta-feira, uma contação especial foi programada no mesmo horário.

“As escolhas para a programação foram pautadas na qualidade dos grupos contratados, na riqueza das histórias e dos cenários apresentados a cada contação realizada […]”, afirmam Odair Freire dos Santos, técnico de programação cultural, e Ana Paula Cechinel, bibliotecária do Sesc Bom Retiro.

“Estamos ainda voltando de tempos difíceis, onde as pessoas se isolaram por conta da pandemia e, nesse provável retorno às atividades presenciais em toda a sua plenitude, escolhemos grupos e histórias lúdicas, animadas e festivas, tanto em enredo quanto em cenários e possibilidades de encenação”, complementam Odair Freire dos Santos e Ana Paula Cechinel.

A partir dessa proposta, no dia 09/4, “Zaiko Kokoraiko” conta a história de dois animais: um coelho da Macedônia que está em busca de uma noiva para se casar e uma raposa da Bulgária que está procurando um marido. Através da manipulação de bonecos, danças tradicionais dos bálcãs –  região sudeste da Europa – são ensinadas para o público durante o espetáculo.

Livremente inspirado na Ópera “Carmen” de Bizet , no dia 16/4 é a vez de “Carmencita”, um espetáculo musical interativo, que utiliza teatro de bonecos, música ao vivo com acordeom, castanholas e pequenas percussões. 

No dia 23/4, a “Sanfona Velha do Fole Furado” presta uma homenagem ao grande mestre da música popular brasileira Luiz Gonzaga. A apresentação aborda a história de Severino do Xaxado, filho de um cangaceiro que vive no sertão do Brasil.

Inspirado na lenda dos povos Mapuches da região centro-sul do Chile e do sudoeste da Argentina, “Dona Ubenza” encerra o ciclo, no dia 30/4, ao contar a história de uma mulher de Puña de Salteña, que é pastora, tecelã e lavadeira.

Entre leituras e leitores

Conjuntamente ao circuito de contação de histórias, aos domingos do mês de abril, às 12h30, acontece “Histórias para Navegar”, com Andréa Lopes e Janaína Brizolla. 

A ação propõe uma mediação de leitura que pretende aproximar de forma lúdica a criança do livro, incentivando a leitura sem pressa, despertando a curiosidade, a sensibilidade e o prazer da escuta para a literatura infantil e para a poesia.

“[…] Quanto mais cedo, a criança ou adolescente entrar em contato com a leitura, ele será um adulto leitor”, conta Andréa Lopes, que ao lado Janaína Brizolla realiza a ação na Biblioteca do Sesc Bom Retiro.

“[…] Se isso é apresentado de maneira lúdica, não obrigatória, que ele possa escolher, através do interesse dele ou dela, eu acho que fica mais fácil de se encantar e ter prazer de conhecer esses livros”, completa a atriz e arte educadora.

Para participar: as atividades são gratuitas e acontecem na Praça de Convivência e Biblioteca do Sesc Bom Retiro. Não é necessário agendamento. Vale lembrar que  para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

– Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

– Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando pelo menos UMA dose (conforme calendário do município).


Sesc Bom Retiro

Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3332-3600

Siga o @SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube /sescbomretiro

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.