Sesc disponibiliza material para formação de professores e educadores em artes visuais

08/04/2020

Compartilhe:

Detalhe do encarte “O que é isto?”, do material do projeto Trocas e Olhares

Estão disponíveis para download e consulta as propostas pedagógicas, textos de mediação e reproduções de obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira utilizados no projeto de formação de professores Trocas e Olhares 

O Sesc São Paulo e suas unidades realizam regularmente programações voltadas à ação educativa em artes visuais. Dentre iniciativas como ações de mediação de exposições, seminários, cursos, oficinas e encontros de formação de professores e educadores, está o projeto Trocas e Olhares, lançado em 2018 (saiba mais), que leva a ação socioeducativa do Sesc diretamente a agentes fundamentais na formação de indivíduos críticos e providos de autonomia – em linha com o pensamento de Paulo Freire, referência mundial no campo da pedagogia.

Desenvolvido prioritariamente para uso nos encontros presenciais realizados nas unidades – dos quais já participaram mais de dois mil educadores –, o material gráfico foi produzido para que os participantes pudessem também levá-lo para utilização nas instituições em que trabalham.

O conteúdo do material lança mão de obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira – a coleção permanente de arte do Sesc São Paulo, com obras em todas as unidades do estado – para estimular a experiência estética como fenômeno em si e também como disparador de processos de transformação individual e social. A proposta foi concebida em parceria com a Arteducação Produções (AEP) e é baseada na Abordagem Triangular, da educadora e pesquisadora Ana Mae Barbosa.

O paradigma de ensino de arte criado por Ana Mae Barbosa em 1987, quando foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, está calcado em três eixos: a apreciação artística, o fazer artístico e a contextualização histórica. Essa perspectiva, que vem sofrendo atualizações e revisões por parte da própria Ana Mae, segue como referência no campo da arte-educação no Brasil até os dias de hoje. Nos encartes de texto do projeto Trocas e Olhares, os pilares da abordagem são interpretados, respectivamente, a partir dos questionamentos: o que é isto?como se faz? e por que fazemos arte?


Imagem de um dos encontros do projeto Trocas e Olhares em unidade do Sesc. No primeiro plano, destaque para o uso da prancha e do cartão hexagonal com a reprodução da obra Sem título (2011), de  Efrain Almeida, uma instalação que fica localizada no Sesc Santo Amaro

Além desses encartes, uma seleção de 24 obras do Acervo Sesc de Arte Brasileira foi reproduzida em pranchas acompanhadas de fichas técnicas, textos de aprofundamento e sugestões de desdobramentos em cima daquele trabalho artístico – pequenos cartões hexagonais trazem também detalhes das reproduções (veja a foto acima). Esses suportes servem de material de mediação em usos a serem definidos pelos próprios educadores e seus educandos nos mais distintos contextos educacionais. 

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXAR OS ENCARTES DE TEXTO

Apresentação e Conversas sobre Acessibilidade
O que é isto?
Como se faz?
Por que fazemos arte?

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA BAIXAR AS REPRODUÇÕES DE OBRAS

Pranchas (24 obras)
Cartões hexagonais
 

O material do projeto Trocas e Olhares está disponível também na banca de publicações do aplicativo do Sesc São Paulo, disponível na App Store e Google Play.

O cronograma de encontros presenciais do projeto é regularmente atualizado em sescsp.org.br/trocaseolhares

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.