Sesc Pompeia e Osasco promovem feira de produtos orgânicos

01/06/2015

Compartilhe:

Alimentos orgânicos, saudáveis para o ambiente e para o consumirdor. Foto: Lúcio Érico – Sesc

Quando se fala em vida saudável logo vem à mente a prática regular de exercícios físicos, atividades relaxantes e uma alimentação adequada e equilibrada. Mas qual a procedência dos alimentos que ingerimos cotidianamente?

Apesar da grande oferta de alimentos, boa parte das refeições é industrializada, passando por diversos processos que mudam cor, sabor, aroma para aumentar o tempo de sua conservação. Além desse processamento, muitos alimentos levam à mesa agrotóxicos remanescente do seu cultivo. O Brasil é o maior consumidor de defensivos químicos do mundo! E essa condição afeta seriamente a qualidade da alimentação.

Diante dessa realidade, como obter alimentos mais naturais, ou seja, com pouca intervenção química e processamento?

Uma das opções são os alimentos orgânicos. Eles fazem bem tanto para as pessoas como para o ambiente, pois seu cultivo leva em conta uma série de princípios que respeitam as características do local onde é cultivado. Além de não empregar substâncias químicas, o cultivo orgânico busca restaurar biodiversidade local, com o uso de tecnologias apropriadas à conservação do solo e dos recursos hídricos, entre outras estratégias.

A programação do Sesc SP no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho – destaca iniciativas que podem ser permanentes e que, de fato, transformam a nossa relação com o ambiente.

Em uma dessas atividades, será possível conhecer e comprar alimentos nas Feiras de Produtos Orgânicos e Sustentáveis. O objetivo é promover o diálogo com a comunidade, incentivar os pequenos produtores e promover a reflexão sobre as conexões entre sustentabilidade e alimentação saudável.

As feiras acontecem nas unidades do Sesc Pompeia e Osasco. Para aqueles que se interessarem em continuar a consumir os alimentos orgânicos, o Sesc Osasco realiza a feira regularmente no segundo domingo de cada mês.

Além da comercialização, as feiras também promoverão mesas de discussão que visam a sensibilização sobre o tema. Francine Lima, especialista em rotulagem que conduzirá uma das discussões na Feira do Sesc Osasco vai expor embalagens de produtos industrializados. “Quem ficar curioso se aproxima e pergunta do que se trata ou então faz perguntas específicas sobre o que está exposto. Aí eu explico como interpretar o que está escrito para decidir o que vale e o que não vale a pena consumir, de acordo com o objetivo de consumo da pessoa”, conta Francine,

Não deixe de visitar as feiras e conheça novos produtos e principalmente, novos conceitos sobre a sustentabilidade.

o que:Feira de Produtos Orgânicos, Sustentáveis e Artesanais
quando:07 de junho, 11h às 17h
onde:Sesc Pompéia | Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo| 11 3871-7700
ingressos:Grátis
o que:Feira de Produtos Orgânicos e Sustentáveis
quando:14 de junho, 11h às 17h e todo 2º domingo do mês.
onde:Sesc Osasco | Av. Sport Club Corinthians, 1300, Jardim das Flores, Osasco | 11 3184-0900
ingressos:Grátis

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.