Sesc Rio Preto realiza a Semana Paulo Moura, um tributo ao músico rio-pretense

13/07/2022

Compartilhe:

De 13 a 16 de julho, o Sesc Rio Preto presta homenagem ao clarinetista, compositor e maestro rio-pretense Paulo Moura, que no dia 15 de julho, completaria 90 anos. A programação é composta por exibição de documentário, encontros musicais e se encerra com um grande baile na comedoria do Sesc Rio Preto. Com exceção desta última atividade, a programação é gratuita. 

Nascido em Rio Preto, em 1932, Paulo Moura é considerado um dos principais nomes da música instrumental brasileira. Recebeu as primeiras lições de música do pai, Pedro Gonçalves de Moura e aos nove anos de idade ganhou seu primeiro clarinete, sendo que aos doze começou a tocar em bailes e festas. No decorrer de sua carreira, o compositor sempre caminhou ao lado do modo popular de tocar, mesmo tendo atuado em diversos ambientes musicais como erudito ou experimentalismo e interessava-se também pelo cruzamento de diferentes estilos e promovia uma fusão de arranjos que transitavam entre urbano e rural.  

Moura trabalhou com diversos artistas de épocas diferentes da nossa música, de Ary Barroso a Wagner Tiso e seu interesse pelo jazz e a mistura do popular e o erudito o projetou no cenário internacional, tendo sido premiado mundo afora. Aqui na cidade, o compositor pode ser considerado um dos mais importantes artistas rio-pretenses e por esse motivo um dos maiores teatros da cidade carrega seu nome. 

Na obra de Paulo Moura convivem as distinções as culturas, levando o arranjador a um patamar elevado da música brasileira, porém apesar de tanta grandiosidade das obras deste grande músico, seu trabalho ainda é bastante desconhecido por grande parte da população, principalmente da nossa cidade, e, para possibilitar que a população conheça e entre em contato com as obras do artista, o Sesc Rio Preto realiza a Semana Paulo Moura.  

A programação tem início no dia 13/7, quarta, com a exibição gratuita do documentário “Paulo Moura – Alma Brasileira”; obra do diretor Eduardo Escorel, às 20h no teatro do Sesc. O filme é baseado em mais de 40 anos de registros filmados e escritos e apresenta 25 músicas do repertório do artista, enquanto o próprio Paulo Moura dá mais detalhes sobre sua trajetória pessoal e no cenário musical brasileiro. 

Documentário: Paulo Moura – Alma Brasileira

Seguindo a programação, nos dias 14 e 15, quinta e sexta, respectivamente, às 19h, acontece uma apresentação musical em homenagem à Paulo Moura, “Pra Cá e Pra Lá”, com músicos de Rio Preto. Vindos de diferentes espaços, com diferentes instrumentos, cada um a seu modo, artistas riopretenses fazem releituras de músicas de Paulo Moura e se encontram num palco único para uma performance inédita. O grupo é formado por Marcelo da Silva, no piano, João Pazzini no baixo, Hamilton César Thomé na bateria, Edgard da Silva na guitarra, e Rodrigo Britto Martinez no sax. O show promete alegrar o público da unidade levando música instrumental para todos.  

Show: Pra Cá e Pra Lá

Já no sábado, dia 16, fechando a Semana de homenagens à Paulo Moura, o Sesc Rio Preto propõe um grande baile-show – o Baile do Ribeiro. O clarinetista Alexandre Ribeiro, inspirado nas gafieiras comandadas pelo clarinetista Paulo Moura, montou o seu próprio baile, o Baile do Ribeiro: música instrumental brasileira para dançar. 

Show: Baile do Ribeiro

As noites de Baile do Ribeiro têm sido de festejos. Noites para ouvir, bailar, vivenciar e contemplar a alegria. E Alexandre, reconhecido clarinetista da atualidade, vem acompanhado por grandes instrumentistas da nova geração da música instrumental de SP. O show se terá às 21h, na comedoria da unidade,  que irá atender ao público com um cardápio de itens selecionados. Os ingressos já estão disponíveis para venda online e nas bilheterias do Sesc em todo estado de São Paulo.  

E se você quiser saber um pouco mais sobre a vida e obra de Paulo Moura, assista o vídeo que nós preparamos com o músico e professor de história Marcelo Maia, que participará da programação da Semana no show Pra Cá e Pra Lá. Confira:

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.