Sesc Taubaté disponibiliza Totem Wi-Fi para uso experimental nos arredores da unidade

04/06/2021

Compartilhe:

Totem W-Fi instalado em frente à unidade do Sesc em Taubaté | Foto: Mariana Rosa/Sesc

Você já ouviu falar em tecnologia social? Este conceito parte do princípio de que as tecnologias podem – e devem – ser usadas para resolver os problemas existentes do território em que habitamos, nossas casas, o bairro onde moramos ou a cidade onde vivemos. 

Pensando nisso, durante o último FestA! – Festival de Aprender, realizado pelas unidades do Sesc São Paulo em março de 2021, o Sesc Taubaté convidou Fabio Miranda, fundador do Instituto Favela da Paz e do projeto Periferia Sustentável, para ensinar como construir um Totem Wi-Fi movido à energia solar. 

Como resultado do projeto, o bairro da Esplanada Santa Teresinha, onde fica localizada a unidade, recebeu, no dia 29 de maio, a instalação do totem construído durante a oficina virtual que ocorreu nos dias 24 e 25 de março no canal do Sesc Taubaté no YouTube (confira a íntegra dos vídeos abaixo). 

Como vai funcionar? 

Instalado no ponto de ônibus em frente à entrada da unidade, na Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, o totem emite sinal para a rede aberta “Totem wifi” e possui também uma fonte para carregar a bateria de aparelhos de telefone celular.   

A experiência é o primeiro passo de uma aproximação que o Sesc Taubaté busca fazer com a comunidade do entorno da unidade, iniciando a partir daí um diálogo maior com a vizinhança. 

Por se tratar de um projeto experimental, o sinal de Wi-Fi será disponibilizado, inicialmente, até o dia 31 de julho. A unidade seguirá monitorando o uso do totem após este período, com abertura para construir os próximos passos possíveis desta experiência junto à comunidade da Esplanada Santa Terezinha. 

Construa um Totem Wi-fi no seu bairro ou comunidade! 

Se você curtiu esta ideia e gostaria de levá-la para o seu bairro ou comunidade, pode aprender o passo a passo para a confecção de um Totem Wi-Fi como o modelo instalado pelo Sesc Taubaté.  

Todas as etapas da construção podem ser conferidas na oficina realizada por Fabio Miranda, do Projeto Periferia Sustentável, durante o FestA! – Festival de Aprender 2021, disponível em dois vídeos no canal do Sesc Taubaté no YouTube. 


FestA! – Festival de Aprender 

Realizado desde 2017 pelo Sesc São Paulo em todo o estado, em 2021, o FestA! – Festival de Aprender aconteceu de 19 a 28 de março, no ambiente digital, por meio de bate-papos, lives, cursos, oficinas e outras ações gratuitas, a partir das redes e canais das 40 unidades do Sesc em São Paulo.

Neste ano, o Festival se desdobrou em mais 30 bate-papos e outras lives, mais de 50 cursos e oficinas on-line e dezenas de outras ações, além do Almanaque FestA!, publicação que reúne curiosidades, jogos e propostas de atividades criativas. Acesse a versão digital do almanaque e outros conteúdos do festival.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.