Sessões de cinema no Sesc Rio Preto trazem narrativas da resistência de mulheres, no Brasil e no mundo

04/03/2022

Compartilhe:

Em março, as exibições da Sala Sesc de Cinema de Rio Preto, cujo objetivo é aproximar o público de produções alternativas, apresenta um recorte sobre contextos sociais vividos por mulheres, como a invisibilidade da figura feminina dentro de uma sociedade paternalista e conservadora, a debilidade de vidas que sofreram traumas e consequências de um pós-guerra e a dificuldade em se fazer arte fora dos eixos culturais.  

A primeira exibição, dia 9, é do filme nacional “A Vida Invisível”, que traz a história de duas irmãs que tentam trilhar seus destinos marcados por encontros e desencontros. O longa, adaptado do romance “A Vida invisível de Eurídice Gusmão” (Martha Batalha), é um retrato da vida de milhões de mulheres que têm suas vozes e vontades silenciadas.  

A Vida Invisível
Dir: Karim Aïnouz. Brasil, 2019, 140min

Dia 9/3, quarta, às 20h. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. 16 anos.

Saiba mais

Já o longa russo “Uma Mulher Alta”, em cartaz dia 16, quarta, conta a história de duas ex-combatentes, que lidam com as consequências e os traumas do pós-guerra causados pela Segunda Guerra Mundial e que tentam ressignificar suas vidas através da positividade e de um futuro melhor. 

Uma Mulher Alta. Foto: Divulgação.

Uma Mulher Alta
Dir: Kantemir Balagov Rússia, 2019, 137 min. Legendado

Dia 16/3, quarta, às 20h. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. 16 anos.

Saiba mais

Encerrando a sessão de cinema adulto, no dia 23, quarta, a Sala Sesc de Cinema traz Pacarrete, longa inspirado em uma história real e de resistência. Na tela, as dificuldades de Marcélia Cartaxo, uma artista sem plateia que usa sua arte para enfrentar a modernização que embrutece sua cidade natal no Ceará. 

Pacarrete. Foto: Divulgação.

Pacarrete
Dir: Allan Deberton. Brasil, 2020, 97min

Dia 23/3, quarta, às 20h. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. 12 anos.

Saiba mais

Além das exibições, a programação de cinema ainda conta com uma ação formativa, o curso “O Audiovisual como Prática Pedagógica”, realizado de 8 a 23, sempre às terças, às 19h30, propõe uma aproximação entre a linguagem audiovisual e a prática pedagógica. A atividade é gratuita e voltada para professores do Ensino Fundamental II e Médio, e será conduzida pela produtora e empreendedora cultural Fernanda Barban.  

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.