Programação Experimenta! 2020

30/09/2021

Compartilhe:

Na quarta edição do projeto Experimenta! – Comida, saúde e cultura, o ponto de encontro para conversar sobre este assunto fundamental para o bem-estar individual e coletivo será o debate Alimentação: um direito de todos, que acontece no dia 14/10, às 10h, e será transmitido ao vivo em youtube.com/sescsp, com a participação de Frei BettoDaniel BalabanElisabetta Recine e mediação de Adriana Salay Leme.

A garantia do direito a alimentação ainda depende da superação de diversos desafios. O contexto apresentado nos dados mais recentes sobre o tema acende um sinal de alerta. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, divulgada em setembro de 2020, 10,3 milhões de pessoas no Brasil vivem em insegurança alimentar grave, ou seja, chegam a passar fome. O número é 43,7% maior do que o dado anterior, datado de 2013.

Uma questão que já era preocupante pode ser agravada com o os reflexos da pandemia no âmbito social. Discutir as estratégias e os conjuntos de ações para a garantia do direito à alimentação é essencial na busca de soluções para o enfrentamento desse momento tão difícil e singular. Assim, o bate-papo terá como objetivo proporcionar o diálogo e a troca de experiências entre profissionais de referência nesse assunto.

Saiba mais sobre os participantes:

Frei Betto

foto: João Laet

Frade dominicano e escritor, autor de 68 livros editados no Brasil e no exterior. É assessor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e ocupou, em 2003 e 2004, a função de coordenador da Mobilização Social do programa Fome Zero. 

Daniel Balaban

foto: Natan Giuliano

Economista e Mestre em Relações Internacionais. Esteve Presidente do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação de 2006 a 2011. Está, desde 2011, Diretor e Representante do WFP-ONU – Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil.

Elisabetta Recine

Nutricionista, Dra. em Saúde Pública e integrante do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, Professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília e Presidente do Consea entre 2017 e 2019.

A mediação será de Adriana Salay Leme, que estuda a História do Brasil Contemporâneo e temas relacionados à fome, identidade, hábitos alimentares e história intelectual. A apresentação será de Alcione Müzel, nutricionista do Sesc SP.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.