Um lugar de estudo e encontros

18/04/2022

Compartilhe:

Enquanto Tarcísio participava de discussões sobre cinema independente, Linda ouvia atenta, quase ao lado, detalhes técnicos sobre arquivos musicais. Às 17h, ao final das duas aulas, os amigos comemoraram o encontro inesperado com um café e um lanche rápido: ela se preparava para assistir ainda a uma palestra sobre Oráculos ali mesmo; ele seguiria para outro curso de cinema, fora da unidade.

Foto: Cris Komesu

Cruzamos com a dupla de aposentados à mesa logo depois de tomar um café com o estudante Ítallo, dedicadíssimo aos estudos desde que decidiu tentar uma vaga para estudar fora do país. É na biblioteca, em meio a mais de 12 mil títulos, que ele tem passado várias horas do dia, focado nas provas de admissão no final do ano.

“É quase como uma universidade de cursos”, resume o biólogo Jair, quem encontramos logo em seguida, num cantinho de descanso. Havia poucos dias que ele tinha “descoberto” o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, mas a identificação com o espaço foi imediata. “Estou num momento da vida de decidir algumas coisas e encontrei aqui um lugar bom para pensar.” Pensar, estudar, escutar, conversar: são essas as tarefas com as quais ele tem ocupado as duas últimas semanas em que vem “bater cartão” no CPF.

Foto: Cris Komesu

Diferente de outras unidades do Sesc que se avistam de longe, o Centro de Pesquisa e Formação fica discretamente localizado entre os andares do edifício da Fecomércio SP. “Acho que a fachada do prédio dá uma intimidada, parece um hospital”, brinca Ítallo, que mora ali no mesmo bairro do Bixiga, que abriga o CPF desde 2014.

Se o prédio pode intimidar, o interior compensa em acolhimento. “Foi interessante pra mim a forma como esse espaço é muito livre. A gente chega e é quase como um abraço de recebimento: ‘fica a vontade, pode usar a sala de estudo, ali atrás tem lanchinhos'”, conta Érika, que terminava seu primeiro curso ali, sobre ecopsicologia.

Foto: Cris Komesu

Antes de ocupar todo o 4o andar da Rua Plínio Barreto, 285, o espaço era bem mais conciso. O Centro de Pesquisa e Formação surgiu em três salas do terceiro andar do Sesc Vila Mariana, onde o Curso de Gestão Cultural do Sesc começou a tomar forma.

De lá pra cá, o curso voltado à formação dos gestores públicos e privados do campo da cultura já formou mais de 250 profissionais, expandindo o saber-fazer acumulado nos mais de 70 anos de ação desenvolvida pelo Sesc, por meio de atividades de vivência, experimentação e produção de conhecimento.

Dessa experiência com a formação em Gestão Cultural, surgiram ainda os cursos de Gestão Cultural em Áreas Indígenas, Gestão em Cultura Digital e Gestão Cultural na perspectiva de Direitos Humanos.

Hoje, cerca de 1500 pessoas passam pelo CPF semanalmente, para participar dos mais diversos cursos e palestras com pensadores de destaque do Brasil e do mundo, para curtir as atividades culturais, ou simplesmente em busca de um cantinho silencioso para estudar. Além da biblioteca e das salas dedicadas aos cursos, seis salas de estudo ficam abertas ao público, de segunda a sábado.

“Faço mestrado em Antropologia, e uma das professoras me indicou esse lugar. Um bom lugar pra estudar e para escrever a dissertação. Aí tem um mês que eu comecei a vir”, conta Otávio, entre uma leitura e outra.

Foto: Cris Komesu

Diversidade de vozes, possibilidades de encontro e reflexão crítica são importantes pilares do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Para conhecer mais sobre essa atuação nos campos da difusão do conhecimento, pesquisa e comunicação, assista ao vídeo:

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.