Um lugar vivo

19/08/2021

Compartilhe:

Ilustração: Maria Thiemy

O e-book Um Lugar Vivo: Possibilidades entre os Brincares e a Natureza é um convite para relembrar ou descobrir possibilidades de pensar a relação com a natureza e de estar em contato com ela por meio de experiências e brincadeiras inspiradas em ações realizadas no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano

Pensar a relação de crianças com a natureza é pensar, acima de tudo, a relação de seres humanos com a natureza. E esse pensamento é uma teia de muitas linhas que se conectam entre si e sustentam modos de vida. Esse emaranhado de conexões passa por pontos fundamentais como processos de colonização de povos e saberes, a urbanização dos territórios, políticas públicas, perspectivas de educação ao longo do tempo, arquitetura e moradia, a diversidade de infâncias, mobilidade e acessibilidade no território, contextos e modelos socioeconômicos, o desenvolvimento da espécie humana, e alguns outros temas que não serão possíveis de serem tratados neste material, mas que permeiam toda a programação do Sesc São Paulo e ganham destaque em eventos como o Festival Criança e Natureza, realizado em parceria com o Instituto Alana.

São muitas as formas de brincar e estar em contato com a natureza, e de aproximar os ambientes ou elementos naturais do universo do brincar. Esse é um caminho de possibilidades abertas que pode ser percorrido principalmente por adultos, no exercício de cultivar em suas próprias vidas esse estado e, consequentemente, inspirar e referenciar toda uma comunidade, da qual bebês e crianças também fazem parte. Este material, portanto, pretende plantar essa semente e inspirar a criação de oportunidades e ações práticas, simples e prazerosas, por meio do reconhecimento e aumento de repertórios, valorização das relações intergeracionais e coletivas, nos colocando de maneira ativa na percepção da natureza e das infâncias que habitam em nós.

Neste livro digital, apresentamos, por meio de uma navegação interativa, várias sugestões de atividades sobre o tema para realizar com as crianças. Te convidamos a conhecer, relembrar e experimentar propostas que foram vivenciadas ou imaginadas no Espaço de Brincar do Sesc São Caetano na tentativa de incentivar bebês, crianças e adultos a estabelecerem contatos com ambientes naturais e a nutrir essa relação de forma a ampliar seu modo de vida através do brincar. 

Acesse aqui o e-book interativo Um lugar vivo.

O lançamento desta publicação digital, realizado durante a Semana Mundial do Brincar em maio deste ano, contou com a realização do bate-papo “Pontes para pensar as infâncias”, que convidou o público para refletir sobre a importância do brincar e da natureza no desenvolvimento de bebês e crianças, e as possibilidades de estar em contato com a natureza em centros urbanos. 

Nesta conversa, também buscamos traçar caminhos para reflexões sobre a relação das infâncias com as naturezas e as tecnologias digitais, colocando em perspectiva seus usos e possibilidades no desenvolvimento integral de bebês e crianças. A atividade contou com a presença de Maria Isabel de Barros, do Instituto Alana, Rosana Abrunhosa, da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, e Jane Eyre Piego, técnica de programação do Sesc São Caetano. Você pode ver e rever aqui a nossa conversa:

—–
Gostou das ilustrações do livro? Quer compartilhar com amigos? Baixe nosso pacote de figurinhas para o WhatsApp e espalhe o amor a natureza por aí! É só clicar aqui

O Espaço de Brincar no Sesc São Caetano

O Espaço de Brincar é um Programa em funcionamento em todas as unidades do Sesc São Paulo, direcionado para, com e sobre bebês e crianças de 0 a 6 anos, seus adultos de referência e gestantes, baseado na educação integral, permanente e não formal. Nesse Programa, a primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida, é entendida como um percurso largo e complexo de uma das etapas da existência que o ser humano atravessa.

Sesc São Caetano está inserido em um espaço urbano na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo. Essa unidade ganhou o apelido de “casa” por ser um espaço que já foi uma casa anteriormente e que ainda hoje guarda algumas características, como um quintal aconchegante. 

Imagine, então, uma área com gramas verdes em que enraízam uma árvore de carambola e outra de pitanga. Ali moram uma pequena horta orgânica, lavandas cheirosas e algumas plantas de nome engraçado, como “costela-de-adão”. Nessa vizinhança vive também uma areia que descansa o nosso pé quando está seca, ou se transforma em castelos, comidas mágicas e até possa d’água quando está molhada. E, se tirar os sapatos, poderá sentir no chão um caminho que traz sensações que variam entre macia, áspera e flutuante. Ah, mais um segredo: quando a noite cai, luzes se acendem por cima das nossas cabeças em um varal iluminado!

É nessa paisagem que está o Espaço de Brincar, um quiosque encantado que se alarga pelo jardim todo através de brincadeiras, experiências e ocupações feitas por bebês, crianças e adultos. Nesse material vamos te contar alguns dos experimentos que já fizemos para que você possa se inspirar e construir, a partir das suas possibilidades, uma relação mais profunda e prazerosa entre crianças de todas as idades e a natureza.

Nota: Neste momento de pandemia de Covid-19, o Sesc São Caetano permanece fechado para visitação espostânea. Saiba como as unidades do Sesc SP estão funcionando neste período.

O Sesc São Paulo, em parceria com o Instituto Alana, realiza o Festival Criança e Natureza, que pretende promover reflexões sobre o direito à natureza e ao bem viver para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e adolescentes. Além disso, o evento aponta a urgência de implementar soluções que ajudem a entender os direitos da natureza e desta reconexão, convidando os participantes a buscarem caminhos para o desemparedamento das infâncias, por meio de casos práticos, considerando que a saúde e o bem-estar das crianças e do planeta são inseparáveis.

Em 2019, o Sesc São Paulo e o Instituto Alana, realizaram o Seminário Criança e Natureza, no Sesc Interlagos. Neste ano, devido à pandemia, a edição foi organizada virtualmente e, portanto, em formato de festival, nos dias 17, 18 e 19 de agosto com transmissão pelo Canal do YouTube do Sesc Santana e pelo Canal do Instituto Alana. Os transmissões foram realizadas ao vivo, mas os conteúdos ficam disponíveis para acesso de todo o público interessado.

Saiba mais em: sescsp.org.br/criancaenatureza

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.