Um olhar histórico

29/08/2014

Compartilhe:

The unforgettable memory

Pela primeira vez, o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil – parceiros desde 1992 – realizam um projeto de curadoria a partir do Acervo Videobrasil. O especial Memórias Inapagáveis, com abertura em 31 de agosto, traça um panorama de três décadas da mostra

A arte como forma de recuperar e propagar as reminiscências de um tempo, situação ou lugar; essa é a premissa para Memórias Inapagáveis, exposição que nasce da coleção composta por cerca de três mil títulos do acervo do Videobrasil. O recorte curatorial, realizado pelo espanhol Augustín Pérez Rubio, propõe convergir a ampla e representativa coleção da instituição aos fatos e momentos históricos que os trabalhos retratam, em um processo de construção do ethos político do mundo por meio da representação artística.

O curador, historiador e atual diretor artístico do Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires selecionou 18 obras entre vídeos, videoinstalações, documentários e registros de performances de artistas de diversos países – tais como Argentina, Brasil, China, Colômbia, EUA, França, Marrocos, Quênia, Líbano, Zimbábue –, que resgatam episódios de conflitos a partir de lembranças e narrativas pessoais. Trabalhos de artistas seminais da arte contemporânea que conservam a memória audiovisual do Brasil e de regiões do Sul Geopolítico (América Latina, África, Oriente Médio, Leste Europeu, Sul e Sudeste Asiático e Oceania).

Memórias Inapagáveis é uma exposição que atesta o poder da arte contra a amnésia histórica. Para tanto, o público também poderá visitar o ambiente chamado de Zona de Reflexão, onde acontecem as Ações Educativas e Programas Públicos da exposição, com atividades que têm o intuito de aprofundar o conceito curatorial e amplificar a experiência do público com as obras. Neste espaço, estarão dispostos computadores com acesso à Videoteca, que reúne cerca de 1.300 obras, incluindo trabalhos selecionados pelo Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, vídeos históricos, antologias de artistas, registros de performances e documentários produzidos pela Associação.

A visitação de Memórias Inapagáveis – Um Olhar Histórico no Acervo Videobrasil estará aberta a partir de domingo, dia 31 de agosto, no Galpão do Sesc Pompeia, em São Paulo, a partir das 10h. No mesmo dia, às 16h, acontece o primeiro encontro dos Programas Públicos,  na Zona de Reflexão, com o tema “Como combater a amnésia histórica a partir da arte? Responsabilidade e compromisso artístico”. O encontro é aberto ao público e contará com a participação do curador Agustín Pérez Rubio, do crítico Octavio Zaya e dos artistas Jonathas de Andrade, Sebastian Diaz Morales e Aurélio Michiles. A exposição permanece em cartaz até 30 de novembro de 2014.

O que: exposição – MEMÓRIAS INAPAGÁVEIS – UM OLHAR HISTÓRICO NO ACERVO VIDEOBRASIL
Quando:  de 31 de agosto a 30 de novembro de 2014
Onde: Galpão do Sesc Pompeia

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.