Virada da Consciência 2021 debate racismo estrutural

16/11/2021

Compartilhe:

De 18 a 22 de novembro de 2021 acontece a quarta edição da Virada da Consciência, em comemoração à Semana da Consciência Negra. Realizado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, o evento terá um formato híbrido: online e presencial. Uma parte da programação acontecerá em plataformas virtuais com acesso gratuito e outra parte será presencial no Anhembi, em São Paulo. 

A Virada é uma importante ação para a promoção da igualdade racial e propõe, nesta edição, uma reflexão em torno do racismo estrutural existente na sociedade através do debate da temática central: “Queremos Respirar”.   

O Sesc São Paulo é uma das instituições parceiras do evento e integra a programação com uma série de atividades relacionadas, promovidas por diversas unidades. Confira a agenda abaixo e acesse o site da Virada para conhecer a programação completa.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc  

9/11 – 16h – Palestra “(Re)Existência do povo negro: Quando o canto é cura”, com Fabiana Cozza e mediação de Maíra da Rosa. YouTube CPF SESC 

Sesc 24 de Maio 

Terça a domingo, até 12 de dezembro de 2021  Ocupação Olhares Inspirados: Raquel Trindade, Rainha Kambinda – A mostra se estabelece em torno da influência social e cultural de Raquel Trindade (1936-2018), a partir de sua trajetória de vida e obra, os quais são tomados como elementos disparadores para novas criações artísticas. Agendamento para visita presencial e gratuita pelo app Credencial Sesc SP.

Sesc Araraquara 

Terça a domingo, até 12 de dezembro de 2021 – Marcelo D’Salete – “A História Negra em Quadrinhos”. A obra de Marcelo D´Salete, quadrinista, ilustrador e professor, autor de publicações como a HQ Cumbe (2014) e Angola Janga (2017), aborda a história de resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros. Agendamento para visita presencial e gratuita pelo app Credencial Sesc SP.

Sesc Bom Retiro 

19 e 20/11 – 19h  Show Thaíde, com participação de MC Sophia, Dexter e dos músicos KadeshXPsico e Cabeça SNJ. Presencial. Informações em www.sescsp.org.br/bomretiro

Sesc Campo Limpo 

10/11 a 1/12 – 19h – Oficina online “Vivências e processos em teatro negro” – Ao longo de quatro encontros, o Coletivo Oju Oju convida à criação de cenas curtas, desenvolvimento de projetos engavetados e outros escritos para o palco. Consulte https://inscricoes.sescsp.org.br

20/11 – 16h – Bate-papo “Encruzilhadas – A cultura e Resistência dos Terreiros”. YouTube SESC Campo Limpo 

20/11 – 18h – Aula aberta com sacerdote David Dias – “Identidade, Memória e Ancestralidade nos terreiros de Umbanda”. YouTube SESC Campo Limpo. 

Sesc Guarulhos 

18/11 a 9/12 – 19h30 – Curso online “A Razão no Som: tensões raciais e o branqueamento auditivo no Brasil”. Mais informações

19, 20 e 21/11 – Show Luciana Mello – 35 anos de carreira. Presencial. 

Sesc Itaquera 

20/11 – 16h – Espetáculo “Batakerê em Cânticos que encantam” – O projeto é uma proposta de três encontros com muita musica, voz, percussão, dança, brincadeiras que desaguará em uma grande festa. Ação híbrida (presencial e online). 

Sesc Osasco 

9/11 – 20h – Bate-papo ao vivo “Novas escrivaturas: a produção literária preta contemporânea” – Facebook e YouTube do Sesc Osasco 

11/11 – 20h – Bate-papo ao vivo “Famílias Pretas Existem” – Facebook e YouTube do Sesc Osasco 

13/11 – 17h – Apresentação em vídeo “Andarilho Cha e os Arquitetos Sonoros” – YouTube do Sesc Osasco 

16/11 – 20h – Bate papo ao vivo “Isso não é pra você!” – Facebook e YouTube do Sesc Osasco 

18/11 – 20h – Bate-papo ao vivo “Cores Negras: grafitti e negritude nos muros da cidade”– Facebook e YouTube do Sesc Osasco 

19/11 – 18h – Apresentação em vídeo “Sukata Antropofágica” – YouTube do Sesc Osasco 

20/11 – 20h – Espetáculo em vídeo “Yebo” – YouTube do Sesc Osasco 

2 e 9/12 – 19h – Oficina Online “Dança Afro”. Inscrições em www.inscricoes.sescsp.org.br 

Sesc Pinheiros 

11/11 a 2/12 – 19h – Curso online “Pensando o pensar: entre algumas Áfricas e alguns Brasis”, com Tiganá Santana. Mais informações em www.inscricoes.sescsp.org.br

20 e 21/11 – Prot(Agô)Nistas – O movimento negro no picadeiro. São mais de duas dezenas de artistas em cena, revezando-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos. Presencial. Informações em www.sescsp.org.br/pinheiros.

Sesc Pompeia 

11/11 – 20h – Palestra “Intelectualidade Afrodiáspórica: Lélia Gonzalez”. Convidada: Flávia Rios, socióloga, professora da UFF, pesquisadora do Afro/Cebrap. Pelo YouTube do SESC Pompeia

19, 20 e 21/11 – Espetáculo de dança “Imalè Imé Iyagba”, com Adnã Ionara. Presencial. 

Sesc Ribeirão Preto 

20/11 – 10h – Intervenção Campanha Transmidiática “Do 13 a 20: (Re) existência do povo negro”. Uma campanha para explicar poeticamente a existência da data de 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra. Texto e narração – Roberta Estrela D’Alva.  YouTube do SESC Ribeirão Preto. 

Sesc Santana 

20/11 – 19h – Show com Maurício Tizumba. Apresentação em forma de videoconcerto gravado, disponibilizado nos canais do Sesc Santana no YouTube, Facebook e Instagram. 

20/11 – 21h – Espetáculo “Makhala”, com Rubens Oliveira. Presencial. Informações em www.sescsp.org.br/santana 

Sesc Santo Amaro 

20/11 – Espetáculo “Linha Vermelha”, com Cia Dual. Presencial. Informações em www.sescsp.org.br/santoamaro

Sesc São Carlos 

15/11 – 19h – Bate-papo “O legado transgeracional do Samba Lenço”. Reconhecido como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, o Samba Lenço ou Samba de Bumbo é uma manifestação cultural afro-brasileira que se desenvolve nas zonas rurais paulistas. O grupo Samba Lenço de Mauá dispõe de todo o acervo de seus ancestrais, composto por memórias e saberes compartilhados e vivenciados pelas novas gerações por meio da prática e da preservação dessa tradição. Ação Online. 

Sesc Sorocaba 

17/11 – 20h – Bate-papo “Enegrecendo – O papel das pessoas brancas na luta antirracista”. YouTube do SESC Sorocaba 

Terça a domingo, até 30/01/2022 – Frestas – Trienal de Artes – “O rio é uma serpente”, exposição com curadoria de Beatriz Lemos, Diane Lima e Thiago de Paula Souza, assistência de curadoria de Camila Fontenele e coordenação educativa de Renata Sampaio. Agendamento para visita presencial e gratuita no site ou pelo app Credencial Sesc SP. 

>>> Acesse o site viradadaconsciencia.com.br para conhecer a programação completa!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.