Você não vai querer deixar o 4º andar do Sesc Avenida Paulista

01/05/2018

Compartilhe:

Imagem sem spoilers dos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Foto: Danny Abensur

Novo Sesc Avenida Paulista abre com uma programação de cursos e oficinas gratuitos voltados para os apaixonados por artes e tecnologias – e também para aqueles que estão dispostos a se apaixonar por esse universo

Se você já foi fisgado pela cultura maker, gosta de costurar, programar, gravar, desenhar, construir e desmontar – ou não sabe nada a respeito e quer dar uma espiada e, de repente, até os primeiros passos nesse mundo fascinante –, prepare-se para frequentar bastante o 4º andar do Sesc Avenida Paulista e seus Espaços de Tecnologias e Artes.

Artistas convidados e os próprios educadores do Sesc ministram dezenas de cursos e oficinas gratuitos já no mês maio, fora as vivências, palestras e uma programação especial para a Virada Cultural (19/5). As inscrições para os cursos podem ser feitas a partir das 9h, no primeiro dia da atividade. Já os ingressos para as oficinas devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.

Impressoras 3D disponíveis no 4º andar do Sesc Avenida Paulista (Foto: Danny Abensur)

Logo na quarta-feira, dia 2/5, Thiago Jucá dá início ao curso de Construção de Matriz para Gravura Utilizando Impressão 3D, enquanto Andrei Thomaz e Henrique Sampaio recebem interessados na Criação de Games Autobiográficos. À tarde, educadores de tecnologias e artes do Sesc dão a primeira aula do curso de introdução a Softwares Livres. E, no fim do dia, Rodrigo Rezende utiliza a linguagem de programação Pure Data para integrar dispositivos na criação de obras artísticas. Todos esses cursos possuem outros encontros ao longo do mês.

Na quinta, dia 3/5, o estúdio Kosmo faz um mergulho em Design e Fabricação Digital para a criação de joias a partir de formas de skates quebrados. À tarde, Steffano Lucchini apresenta fundamentos de Desenho Digital. A partir das 19h, enquanto Lucas Schlozinski ensina os participantes a construirem Drones de corrida com tecnologia FPV (visão em primeira pessoa), Bruno Mendonça oferece o curso Seja um Corpo: Oficina de Performatividade, no qual propõe uma reflexão sobre o conceito de performatividade, além de apresentar exercícios e experimentações. Esses cursos também possuem outros encontros ao longo do mês.

Theremin, instrumento musical eletrônico criado em 1919 pelo russo Leon Theremin (Foto: Dilvulgação)

Utilizando placas de arduino, Diogo Cunha vai ensinar, na sexta-feira, dia 4/5, de manhã, como construir uma Pequena Estação Meteorológica e, à tarde, como criar Roupas com Sensores. Também na sexta à tarde, Marcelo Muniz realiza o primeiro encontro do curso de construção de Theremin, um instrumento musical eletrônico que produz notas musicais por meio da aproximação ou distanciamento da mão a uma antena. Haverá outros encontros no mês de maio para dar sequência a esses cursos.

Duas oficinas conduzidas pelo Aeon FabLab acontecem nos domingos, dias 6, 13 e 27/5. De manhã, os alunos vão poder usar um escâner de captura de imagens tridimensionais e produzir Escultura com Caneta 3D. Nos mesmos dias, à tarde, será possível construir seu próprio Telescópio Refrator. A retirada de ingressos pode ser feita 30 minutos antes de cada uma dessas atividades.

Na terça, dia 8/5, começa o curso Conhecendo o Linux. Os educadores de tecnologias e artes do Sesc vão apresentar as potencialidades do uso do sistema operacional e do pensamento coopertivo por trás dele. À tarde, a partir da construção de um projeto de código aberto, Mônica Rizzolli e João Adriano Freitas dão uma Introdução à Robótica, enquanto Helder da Rocha inicia o curso prático de Eletrônica para Artistas e Curiosos. À noite, Ariel Velloso explora a etapa conceitual na criação de um jogo digital no curso Fundamentos para Construção de Game. Como para todos os outros cursos, as inscrições podem ser feitas na unidade a partir das 9h, no primeiro dia de aula.

Professora, curadora e pesquisadora Mirtes Marins de Oliveira (Foto: Acervo pessoal)

Das pituras rupestres à produção artística do Renascimento e da Revolução Industrial, até a contemporaneidade, a professora, curadora e pesquisadora Mirtes Marins de Oliveira elabora um panorama histórico da produção artística ocidental da perspectiva das tecnologias no curso História da Arte e da Tecnologia, que tem início na quarta-feira, dia 16/5, e vai até o final de junho.

A biblioteca de modelagens Ateliê Vivo oferece uma introdução à costura e, na sequência, convida os participantes a produzirem suas próprias peças na oficina de Costura Criativa, que acontece nas quartas-feiras, dias 16, 23 e 30/5, pela manhã, e, às sextas, nos dias 18 e 25/5, a partir das 18h30.

Dirigida a técnicos de áudio, sound designers, músicos e apreciadores do audiovisual, o curso Áudio 360º, com Lindenberg Oliveira, apresenta formatos, técnicas e usos do áudio para levar a audiência a uma imersão sonora. As duas aulas do curso acontecem às quartas, nos dias 23 e 30/5, à noite.

São muitas opções! Agora é escolher e chegar na hora certa para as inscrições. As vagas são limitadas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.