Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Deixa Quieto: Macaco Bong faz releitura de Nevermind

Foi nos anos 1990 que o rock underground ganhou espaço maior na indústria fonográfica, revelando bandas como Alice in Chains, Mudhoney, Black Flag e Mad Season. Mas nenhuma conseguiu se destacar tanto como o Nirvana, o power trio de Seattle liderado por Kurt Cobain, morto em 1994. Seu álbum mais emblemático foi Nevermind (1991), consagrado como um dos discos de rock mais emblemáticos de todos os tempos, com faixas icônicas que ganham releituras até hoje, como 'Smells Like Teen Spirit', 'Come As You Are' e 'In Bloom'. 


Capa do álbum 'Nevermind', do Nirvana, lançado em 1991

Não satisfeitos em apenas uma canção, o quarteto brasileiro Macaco Bong lança Deixa Quieto, uma releitura instrumental de todas as 12 faixas do grupo de Seattle, que será apresentado na Comedoria do Sesc Pompeia no dia 13 de outubro, sexta-feira, às 21h30. Além do título do álbum, as músicas também ganham nomes abrasileirados bem irreverentes, como 'Smiles Nike Tim Sprite', 'Com Easy ou Uber' e 'Nublum'. Ouça o álbum:

Foi em 2009, em uma festa da Revista Rolling Stone, que o – então – trio matro-grossense começou a fazer novas versões para músicas do Nirvana (na ocasião, também reproduziram faixas dos Paralamas, The Police e Morphine). "Depois disso, adotamos a versão de 'Drain You' e 'Stay Away' no repertório dos shows do Macaco Bong por uns bons anos, e assim foi fluindo", explica Bruno Kayapy, guitarrista e fundador do grupo.

Fazer o arranjo das músicas nas versões do Macaco Bong não foi um desafio para os integrantes, já que a essência musical de ambas as bandas, tanto a brasileira como a norte-americana, são similares. "Pirar no conceito é fácil, desafiador mesmo foi peitar o fato de não ter grana em caixa para produzir o álbum", explica Kayapy. 


A banda também recriou a fotografia de capa do disco original.

A falta de dinheiro para as produções dos discos também era um desafio nos anos 1990, e para o guitarrista, é aqui que entra a revolução do Nirvana no mercardo fonográfico: viabilizando o conceito de Do It Yourself! (Faça Você Mesmo!) e tornando o processo de comercialização da música mais acessível. "A influência das bandas de Seattle para a nossa geração foi que eles faziam o trabalho deles acontecer, mesmo sendo pequenos, diferente da imagem que as bandas de mainstream da época passavam para os fãs, com aquele ar de distanciamento e heroísmo."

Para saber mais sobre o show no Sesc Pompeia, clique aqui.
 --

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Chega mais!