Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esportes e atividades físicas: qualidade de vida onde você estiver

Oficina com Ateliê Nômade no Sesc Verão 2020. Foto: Reinaldo Canato.
Oficina com Ateliê Nômade no Sesc Verão 2020. Foto: Reinaldo Canato.

O Sesc entende os esportes e as atividades físicas como manifestações da cultura e busca desenvolver ações que permitam valorizar os aspectos simbólicos e suas possibilidades de apropriação. Essa perspectiva sugere uma outra percepção sobre o corpo, reconhecendo-o em sua singularidade e nas relações do indivíduo com o mundo.

Os projetos físico-esportivos buscam estimular a ampliação das experiências relacionadas aos esportes e às atividades físicas, assim como a conscientizar para a importância dessas práticas na vida cotidiana para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar. A autonomia dos participantes, a integração, o respeito à diversidade e à inclusão social, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades corporais e cognitivas são pontos essenciais.

Copa Queer Cup no Sesc Verão 2020 - Foto: José Carlos Barretta

Por meio do Programa Sesc de Esportes as unidades oferecem cursos esportivos de diversas modalidades individuais e coletivas, para iniciantes e praticantes de todas as idades. Brincar, aprender, competir, jogar e divertir-se são aspectos reforçados para estimular o conhecimento, o aprendizado e a prática das diferentes modalidades esportivas e de outras manifestações da cultura corporal, como lutas, jogos, e atividades rítmicas.


Aula de ginástica com os educadores do Sesc - Foto: Reinaldo Canato

Campanhas como o Dia do Desafio, a Semana Move e o Sesc Verão, que integram acessibilidade, sustentabilidade e socialização, reafirmam o esporte e as atividades físicas como forma de lazer para uma vida mais saudável. O Dia do Desafio, que acontece, anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. A Semana Move tem como objetivo sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas. Já o Sesc Verão reúne várias atividades esportivas, de lazer, cultura, educação e de saúde para serem praticadas em família em todas as unidades operacionais. São campeonatos, festivais esportivos, seminários, oficinas e orientações sobre saúde que integram participantes de todas as idades em atividades gratuitas. Este ano, o Sesc Verão teve clima olímpico ao apresentar diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas, além de palestras com importantes esportistas. 
 
Vivência de Handebol - Foto: José Carlos Barretta

Em tempos de pandemia, praticar esportes tem sido um desafio. Com a necessidade de distanciamento social muitos eventos foram adiados e alguns deles cancelados. Olimpíadas e paraolimpíadas foram adiadas pela primeira vez em 60 anos, importantes campeonatos de futebol, basquete, entre outros, foram suspensos no Brasil e no mundo. Nem mesmo as práticas esportivas amadoras foram poupadas.  As orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para contenção do Covid-19 incluíram fechamento de academias, ginásios e parques, dificultando a realização de exercícios.

Com as unidades do Sesc, provisoriamente, fechadas a equipe de programação do núcleo físico-esportivo iniciou um projeto que busca incentivar os frequentadores das diferentes modalidades de cursos permanentes a manter uma rotina de atividades físicas. Por meio de videoaulas, com diversos exercícios adaptados para as pessoas fazerem em casa, os educadores ativam os grupos já formados pelos alunos e reforçam a constância das ações do Sesc durante a pandemia, além de estimular o público em geral a iniciar a prática de exercícios físicos.



Você pode acompanhar todas as aulas pelas redes sociais, @sescipiranga e @esportesescpsp no Instagram, e Sesc Ipiranga no Facebook.