Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Centro em Concerto: a música de concerto na sua casa

O Centro em Concerto surgiu como um projeto musical do Sesc Carmo que levava apresentações de música de concerto a espaços históricos da região central de São Paulo. Em 2020, precisamos alterar o cenário para apresentar o repertório. Artistas convidados trouxeram para o ambiente virtual suas interpretações de músicas de concerto, ao mesmo tempo em que compartilhavam com o público informações sobre as obras. Reunimos aqui a série para que você possa ver e rever essas apresentações intimistas de diferentes músicos que estiveram no projeto no último ano.

Sulamita Lage

A artista que estreou a série foi Sulamita Lage. Pianista, ela iniciou seus estudos aos 5 anos de idade. Hoje é Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Pedagogia do Piano pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música, professora universitária no Conservatório Brasileiro de Música na Universidade de Barra Mansa, e em curso de extensão na UFRJ. Nos três vídeos, Sulamita interpreta e comenta questões de território e das influências do local de origem nas obras dos compositores Claudio Santoro, Francisco Mignone, Oscar Lorenzo Fernández e Alberto Ginastera.

 

 
 


Vanja Ferreira

Em seguida, temos a harpista Vanja Ferreira. Ela nos apresenta mais sobre a harpa, um dos instrumentos mais antigos da história da música, interpretando obras de compositores que marcaram a harpa de concerto como o compositor John Thomas, do período romântico, Gabriel Fauré, que antecipa o impressionismo musical francês, e o brasileiro Ricardo Tacuchian, que traz um estilo de vanguarda.

Vanja Ferreira é harpista solista na Orquestra Sinfônica Nacional-UFF, coordenadora artística do I Rio HarpFestival (RJ) e da Conferência-Concurso Latinoamericano de Harpa (SC). Representou o Brasil na 24èmes Journées Internationales de la Harpe dans la Caraïbe et en Guyane (2016), e estreou obras na XXII Bienal de Música Brasileira (RJ/2017). Convidada pelo Sesc Brasil, integrou a turnê Sonora Brasil 2019/2020.

 

 
 


Rodrigo Leitte

Na terceira série de vídeos, o violinista Rodrigo Leitte interpreta obras do compositor brasileiro Flausino Vale, um dos principais pesquisadores de música folclórica brasileira, autor de 26 prelúdios para violino, obra original que combina a técnica tradicional do instrumento com elementos da cultura brasileira e inovações técnicas, como homenagear os improvisos do repente, ou imitar o som de uma porteira se abrindo.

Rodrigo Leitte é bacharel em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, de Campinas. Desenvolveu sua formação como instrumentista também em entidades musicais como a Escola Municipal de Música de São Paulo, Accademia Musicale Chigiana na Itália, com orientação de Salvatore Accardo e no Mozarteum de Salzburg com Igor Ozim. É diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Valinhos e da Academia de Cordas de São Paulo.

 

 
 


Fabrícia Medeiros

Seguimos com a clarinetista Fabrícia Medeiros. Ela aborda uma breve história do clarinete e seu contexto histórico até os tempos modernos, retratando no repertório a evolução do instrumento nas obras das compositoras brasileiras Lina Pesce, Elisa Rangel Hill e Patrícia Lopes.

Fabrícia Medeiros é clarinetista, claronista, maestra, professora e pesquisadora das questões educacionais e corporais dentro do fazer artístico. Formou-se em clarinete pela Escola de Música de Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim e pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde concluiu seu bacharel em clarinete. É idealizadora do Projeto Sopro Consciente, junto com a fonoaudióloga Michelle Xavier, e clarinetista e claronista da Jazzmin's Big Band.

 

 
 


Mere Oliveira

A última convidada de 2020 foi a mezzo-soprano Mere Oliveira. Ela nos levou a um passeio pelas interlocuções entre a voz e a poesia por meio das obras de Cláudio Santoro, Vinícius de Moraes, Carolina Maria de Jesus e Waldemar Henrique, além de cantos tradicionais da República do Mali.

Mere Oliveira é mezzo-soprano, com premiações de canto lírico no Brasil, Argentina, Uruguai e Peru. Dirigiu mais de cem espetáculos operísticos e de concerto, leciona técnica vocal, compõe o elenco do Ópera Atelier Artists, e integra o duo voz e violão com o violonista André Simão e o Duo Laudes, com a harpista Talita Martins. É coordenadora do curso de Pós-graduação Canto e Expressão da Alpha-Facec e dirige o Ópera Studio do Vale.