Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Foto: Carlos Furman
Foto: Carlos Furman

 


EXPOSIÇÃO TRAZ AO BRASIL A OBRA REVOLUCIONÁRIA DO POLONÊS TADEUSZ KANTOR

De 19 de agosto a 14 de novembro, o Sesc Consolação recebe a primeira exposição brasileira dedicada ao  artista polonês Tadeusz Kantor (1915-1990). Com obras que passam pela pintura, desenho, escultura, performance, happening e teatro, Máquina Tadeusz Kantor convida o público a conhecer a vida e a obra desse que foi um dos artistas mais importantes e multifacetados do século 20.


Realizada em parceria com o Instituto Adam Mickiewicz, a exposição comemora o centenário de nascimento de Kantor e antecipa o programa de intercâmbio cultural de Polônia e Brasil, que ocorre no ano que vem. Exceto pela apresentação de algumas pinturas do artista na Bienal Internacional de São Paulo em 1967, é a primeira vez que o público brasileiro tem acesso direto às obras do polonês.
“A exposição pretende, por meio de um projeto cenográfico de caráter imersivo, aproximar o público brasileiro do pensamento estético do artista polonês, cujas obras se manifestam em diferentes linguagens artísticas”, explica a técnica de programação de Artes Visuais do Sesc Consolação Carolina Laguna.


Com curadoria do polonês Jaroslaw Suchan e dos brasileiros Ricardo Muniz Fernandes e Sebastião Milaré (in memorian), a exposição não tem preocupação cronológica e demonstra a variedade da produção do artista, levando o visitante a passear pelas diferentes maneiras como as obras de Kantor dialogam com o mundo e com a própria história.


“Uma exposição sobre um artista tão multifacetado como Kantor não poderia ser engessada, meramente documental ou didática, como se fosse uma obra de museu, uma obra-memória ou uma obra-homenagem”, explica o curador Ricardo Muniz Fernandes. “Em Máquina Tadeusz Kantor, teatro, performance, happenings e artes visuais são apresentados como uma máquina em pleno funcionamento, convocando cada pessoa a descobrir, desmontar e reinventar, num diálogo vivo e criativo, a vida e a obra de Tadeusz Kantor.”

“TEATRO, PERFORMANCE, HAPPENINGS  E ARTES VISUAIS SÃO APRESENTADOS COMO UMA MÁQUINA EM PLENO FUNCIONAMENTO, CONVOCANDO CADA PESSOA A DESCOBRIR, DESMONTAR E REINVENTAR, NUM DIÁLOGO VIVO E CRIATIVO, A VIDA E A OBRA DE TADEUSZ KANTOR”
RICARDO MUNIZ FERNANDES, curador da exposição



NA BATIDA DO JAZZ

Entre 6 e 30 de agosto o Sesc Pompeia realiza a quinta edição do festival Jazz na Fábrica. Com mais de 20 apresentações de artistas dos Estados Unidos, México, Israel, Cuba, Inglaterra, Japão, França, Áustria e Brasil, a programação prova a versatilidade e o alcance do gênero musical. Nomes célebres do jazz internacional como Kenny Garrett (foto) e Roy Hargrove, além de apostas brasileiras e outros músicos importantes da cena mundial, formam a base do festival, que desde a primeira edição em 2011 se tornou um dos maiores e mais diversificados do segmento no Brasil. Em duas produções do Selo Sesc, o jazz executado em edições anteriores do festival também será celebrado. Como parte da edição deste ano, serão lançados dois discos gravados ao vivo em anos anteriores da mostra: Roscoe Mitchell, em 2013, e o quarteto de Anthony Braxton, destaque do festival no ano passado. Veja a programação no Em Cartaz dessa edição.


“NA MINHA IDADE, É UM DESAFIO SAIR DA ZONA DE CONFORTO E SE APROFUNDAR EM UMA HISTÓRIA NARRADA DE FORMA INCOMUM. NA VERDADE, EU ME SINTO PRIVILEGIADO, PORQUE TODA NOVA TEORIA DO TEATRO COMEÇA A SER ESCRITA DESSA FORMA”
ANTÔNIO PETRIN, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. O ator integrou
o elenco de O Filho, em cartaz no Sesc Pompeia de 2/7 a 9/8.



CINEMA LATINO
Celebrando sua décima edição entre 30 de julho e 5 de agosto, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, reune uma programação com aproximadamente 100 filmes de 16 países, incluindo títulos inéditos no Brasil. Com exibição em diversos espaços da cidade, incluindo o CineSesc, o festival traz como grandes homenageados os cineastas Hector Babenco, e Lírio Ferreira. O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe, ainda, nos dias 3, 4 e 5, o Seminário Internacional Caminhos do Audiovisual Latino-Ameriacano.


BRASIL INDÍGENA
No dia 15 de agosto, no Sesc Belenzinho, acontece o lançamento do livro Brasil Indígena: História, Saberes e Ações, produzido pelo Sesc-SP em parceria com o Ministério da Cultura. A publicação traz 638 projetos de comunidades e organizações indígenas, contextualizados a partir de ensaios de antropólogos do Centro de Estudos Ameríndios da Universidade de São Paulo (USP). O lançamento faz parte do evento de mesmo nome, durante o qual ocorre o II Fórum Nacional das Culturas Indígenas e o Encontro Brasil Indígena, realizados entre 8 e 17 de agosto no Sesc Belenzinho.


DISPOSITIVO OHNO
De 1º de julho a 2 de agosto a exposição Dispositivo Ohno, no Sesc Vila Mariana, homenageou o bailarino e coreógrafo japonês Kazuo Ohno. Um dos mais conhecidos representantes do teatro butô, arte que mistura dança e artes dramáticas, Ohno faleceu em 2010, aos 103 anos. Além de documentos, livros e jornais, a mostra exibiu fotografias e vídeos ligados à trajetória do artista. A intenção foi resgatar a história do bailarino e gerar discussões em torno da sua obra, para que o arquivo fosse encarado como algo dinâmico e permeável às influências e contribuições do público.


PREMIAÇÃO MUSICAL
Dois trabalhos lançados pelo Selo Sesc foram eleitos como os melhores em suas categorias durante o 26º Prêmio da Música Brasileira, no dia 10 de junho. Francis Hime foi o vencedor na categoria melhor arranjador pelo CD Navega Ilumina, em que todas as facetas dos 50 anos de carreira do artista estão presentes: o músico, o letrista, o arranjador, o compositor popular e o erudito, além do intérprete. Já na categoria regional, Marlui Miranda foi premiada como melhor cantora pelo disco Fala de Bicho, Fala de Gente, que reúne 15 músicas compostas a partir de cantigas de ninar feitas por índios da tribo Juruna.




::