Foto: Wikimidia Commons
Foto: Wikimidia Commons

Visibilidades e escrevivência em documentários de mulheres negras

Pesquisa investiga o cinema dirigido e protagonizado por mulheres negras

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade online

Grátis

Local: Plataforma Microsoft Teams

Inscrições a partir das 14h do dia 25/4, até o dia 12/5. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 16/05 a 16/05

Quinta

Quinta, das 16h às 18h

Foto: Wikimidia Commons
Foto: Wikimidia Commons

As mulheres negras sentem a assimetria do gênero e da raça na invisibilidade em que muitas vezes são colocadas na sociedade.

A indústria cinematográfica, que há muito tempo é tida como um meio de propagação do machismo e do racismo, é também acusada de não dar as mesmas oportunidades profissionais e de visibilidade a todos os segmentos sociais. Esta pesquisa discute a invisibilidade das cineastas negras e das mulheres negras em geral como protagonistas de suas histórias e da própria cena cinematográfica.

Para isso, foram entrevistadas cineastas negras documentaristas que têm como tema o racismo e os impactos dele nas vidas das mulheres negras.

Foram elementos de investigação nesta pesquisa: as dificuldades de serem mulheres e negras na indústria cinematográfica, as motivações para a escolha do formato documentário e como elas avaliam a contribuição dos filmes analisados na pesquisa para o debate sobre o racismo e suas consequências nas vidas das mulheres negras.

Com Leonilia Mendes, mestra em História pela UFPB e especialista em História pela PUC/SP, estuda cinema negro no feminino, tendo como foco as cineastas negras e suas obras. Atualmente trabalha com projetos culturais, principalmente na área de cultura popular.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.