Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

PratoCheio.com

Batata frita, assada, recheada. Alho-poró, brócolis, rabanete. Torta, bolo, cheescake. Risole, esfirra, empadinha. Humm... Pensar em comida pode te consumir um bom tempo – e até dar fome! Este é um assunto que agrada a muita gente, alguns gostam de fazer, outros de sair para comer e, ultimamente, muitos gostam de compartilhar tudo isso nas mídias sociais. Entre quem posta fotos de pratos e quem ensina a preparar receitas, alguns fazem muito sucesso. Blogs, videologs e perfis no Instagram dedicados à gastronomia são uma tendência e, não é necessário saber cozinhar, como é o caso de PC Siqueira, que contamos adiante. Fique por dentro de toda a programação do projeto Comida de Blog , ou melhor, deste menu completo:

Quando se acessa O Boteco do JB, vê-se em destaque uma foto de um prato de torresmo, acompanhada da frase/slogan “rango e birita”. A ideia do blog, criado em 2007, era compartilhar suas experiências em botequins e restaurantes com os amigos. JB nunca pensou que os leitores ultrapassariam o circulo pessoal. Embora o Boteco tenha ganhado fama e credibilidade por escrever sobre lugares que não recomenda, JB afirma que este não é seu objetivo: “dar uma boa dica é uma das coisas que mais me dá prazer”.

JB tem a missão de fazer a entrada dessa programação e, além de pôr a mão na massa, será o mediador dos outros encontros. Logo de cara, será o anfitrião de Marina Person e Neide Rigo, em Cozinha de Gente Saudável. “Acho que o conflito de universos tão diferentes entre si podem gerar debate de alto nível, para a plateia” antecipa o blogueiro. Neide é nutricionista, pesquisadora e adora cozinhar. Assim, descobriu muitas maneiras de se afastar de alimentos industrializados, buscando a origem de cada um e até mesmo plantando o que consome. Marina também tem predileção por comida saudável, e resolveu criar o Marinando, onde ensina semanalmente receitas leves e práticas.

Mas nem só de especialistas e cozinheiros de mão cheia são feitos os blogs do gênero. PC Siqueira é do tipo que não frita um ovo, mas dá o apoio moral e a companhia a Otávio Albuquerque, que foi do gosto por alquimia para o fogão. Assim surge o Rolê Gourmet, que cheio de humor e leveza da dupla atrai não só aos adeptos do avental; “muitas pessoas só assistem ao programa [no canal no YouTube] por diversão, pela brincadeira. Mas o legal mesmo é quando a galera mete a mão na massa, faz em casa, manda foto pra gente e tudo mais”, conta Otávio, que arrisca um palpite sobre o sucesso dos blogs: “Acho que o grande charme da internet é que você vê pessoas como você mesmo cozinhando. É o que dá aquela vontade de ir lá e fazer”.

(Foto: Felipe Luz)

Outra vertente, talvez a mais popular na rede, é a de fotografar os pratos. A comida japonesa é a mais recorrente, sobretudo para quem não tem a técnica e o talento do pessoal do ‘Fotografando Antes de Comer’. O fotógrafo Felipe Luz, sempre morreu de medo de fotografar comida, a chef Isabella Saldanha, nasceu com a cozinha no sangue e juntos publicam o
Fotografando à Mesa. Soma-se ao casal o engenheiro Fábio Moon, seguido por mais de 8 mil pessoas em seu Instagram, onde posta fotos de restaurante do mundo todo, que dão água na boca só de ver.

Por fim, nada como ‘Um Café para Arrematar’. Para isso, a barista Isabela Raposeiras, também blogueira, é a convidada. Depois disso seria só pedir a conta mesmo, mas toda a programação é grátis.