Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontrando tesouros naturais

 

“A Rodovia pela qual estamos passando agora é a Rio-Santos. Tecnicamente, estamos indo para o Rio de Janeiro, mas como pretendo voltar a tempo do almoço, vamos parar em Itaguaré, ok?”


O educador ambiental do Sesc Bertioga fez essa brincadeira já no início de uma das vivências ambientais propostas para a VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Mas mesmo que não se tratasse de uma brincadeira, ao conhecer Itaguaré, os passageiros a bordo se esqueceram por alguns instantes de qualquer outro cenário.
Protegida pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga, em São Paulo, a região de Itaguaré marca o encontro das águas do rio de mesmo nome, com o mar. As constantes variações de marés, ondas e ventos, faz com que a paisagem se modifique diariamente. A cada visita, encontramos um tesouro ambiental diferente, dentre os muitos tesouros de Itaguaré - nome dado à vivência que a EOnline acompanhou nesta manhã.


A trilha até a praia tem aproximadamente 2 km e nela são observados diversos tipos de espécies de fauna e flora local, como os caraguatás e as jacutingas, além de mais de 220 espécies de aves, como o guará-vermelho e a araponga.  Na praia, ainda encontram-se a restinga e um manguezal.


A proposta dessas vivências, que seguem até o fim da semana, é promover a relação do homem com o meio ambiente e a troca de experiências e ideias entre os participantes, que agregam conhecimentos além das discussões propostas na Conferência, por meio dos workshops e debates.