Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ideias e ações para um novo tempo

O Sesc em São Paulo realiza durante este mês uma programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, que busca compartilhar experiências sociais relevantes vinculadas à sustentabilidade

O que é produção orgânica? Como funciona a agricultura urbana? Posso desenvolver ou contribuir com projetos comunitários sustentáveis? Quais práticas posso incorporar a minha rotina para o reaproveitamento dos meus resíduos? Qual o impacto do meu consumo? 

Estas perguntas, que nem sempre estão presentes no cotidiano, convidam para uma reflexão sobre ideologias e atitudes que impactam o ambiente. São questionamentos que impulsionam a vontade de conhecer e compartilhar experiências em busca de um novo tempo, de uma nova maneira de se relacionar com a natureza. Esta é a proposta do projeto "Ideias e ações para um novo tempo" que promove durante o mês de junho uma programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/jun) em várias unidades do Sesc.

As atividades vinculadas ao projeto buscam sensibilizar, gerar conhecimento, articular iniciativas sociais e promover a circulação de saberes. A programação envolve reflexão, criação e comunicação, promovendo o aprendizado permanente e a participação social a partir de interesses e motivações coletivas. Os temas das oficinas, bate-papos, e vivências destacam o envolvimento e a participação das comunidades em propostas de desenvolvimento local, conservação, consumo responsável e reaproveitamento de resíduos.

Nas unidades do Sesc em Itaquera, Pompeia, Ipiranga, São Carlos e Sorocaba, a agricultura urbana e a produção orgânica de alimentos serão conceitos tratados com especialistas, líderes de ONGs ligadas à agroecologia e produtores. A mobilização promovida por grupos sociais em prol da sustentabilidade em suas áreas de atuação é outra temática destacada na programação do Sesc em Santo André, Pompeia, Santos e Pinheiros. Questões relativas à construção sustentável, design e reaproveitamento de materiais estarão presentes em oficinas que ocorrerão nas unidades do Sesc em Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Birigui, Osasco, Piracicaba, São Caetano e Santana.

Consulte aqui a programação completa e participe. Você também faz parte desta mudança!