Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A doença de Alzheimer e o impacto na família

Fotos: Eron Silva / Nilton Silva
Fotos: Eron Silva / Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

VERA PEDROSA CAOVILLA (1)

RESUMO: 

A DA é a forma mais comum de demência, ocorrendo em aproximadamente 50-60% dos casos. Demência é uma palavra de origem latina – dementia– que significa “mente distante” ou “estar fora da própria mente”. Popular e erroneamente é confundida com “loucura”, “esclerose”, “caduquice” ou “gagá”.

A Demência é uma disfunção cerebral caracterizada por deterioração intelectual adquirida e persistente, que gradativamente vai comprometendo pelo menos três das seguintes esferas de atividade mental: linguagem, memória, atenção, habilidades visoespaciais, execução de AVDs (atividades da vida diária), AIVDs (atividades instrumentais
da vida diária), distúrbios de humor e de comportamento.

A DA foi descrita pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906, num estudo do cérebro de uma paciente com alterações de comportamento e de memória, que veio a falecer e que apresentava modificações em seu cérebro, conhecidas atualmente como características da doença. Posteriormente este quadro foi denominado pelo nome de seu descobridor.

Palavras-chave: Alzheimer; saúde; família

(1) Administradora e consultora hospitalar, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer e representante das Associações de Alzheimer da América Latina e Caribe junto a ADI – Alzheimer’s Disease Internacional.