Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Encontro discute apropriação de ferramentas para produção de conteúdo



A presença da Internet no nosso cotidiano nos parece tão comum que esquecemos as mudanças que o avanço tecnológico proporcionou nos últimos anos. Estamos tão imersos na cultura quanto os peixes estão no oceano. Seria então a Internet um dos elementos que compõem a água na qual nadamos? Como podemos nos apropriar das tecnologias digitais contemporâneas sem que a tecnologia se aproprie de nossa consciência crítica?

Para pensar questões como estas, o Ateliê Hacker! convida Paulo Pirula, Felipe Fonseca e Vanessa de Michelis para o debate de abertura, dia 7 de maio e o de encerramento, dia 28, debate este que será pautado no material produzido durante as oficinas. Os debates acontecem sempre às 16h, com mediação de Elisa Ximenes e transmissão ao vivo no Portal Sesc SP.

Os convidados vão abordar o uso das tecnologias contemporâneas e seu impacto cultural, o Ateliê Hacker! se desdobra também em uma oficina para produção de conteúdo colaborativo. As oficinas acontecem às terças e quintas, dias 12, 14, 19, 21 e 26, das 16h às 18h com Elisa Ximenes.

A atividade tem como objetivo promover um debate sobre digitalização de acervos, movimentos políticos organizados pela Internet, artemídia como termo em desuso, lógica de programação no ensino formal, direitos autorais, creative commons, e outros tantos assuntos relacionados ao universo da Internet.

Sobre os convidados para os debates:

Paulo Pirula
Pirula é biólogo, com mestrado e doutorado em zoologia. Dá palestras e cursos há 10 anos, e há 4 anos faz vídeos para a internet, falando sobre variados temas, como ciência, educação, ambientalismo, fé e ceticismo, e atualidades. Em 2014 ganha o prêmio Shorty Awards dado para quem se destaca em mídias sociais, na categoria educação.
Seu canal hoje conta com mais de 230 mil inscritos.

Felipe Fonseca
Felipe Fonseca é um ativista de mídia brasileiro e pesquisador independente, que trabalha nas áreas de laboratórios experimentais, apropriação tecnológica, a experimentação de baixa tecnologia, livre e software de multimídia de código aberto, de licenciamento aberto, aprendizagem distribuída e colaboração online.

Vanessa De Michelis
Vanessa De Michelis é compositora, artista sonora e educadora. Seu trabalho é uma jornada por paisagens sonoro-musicais onde, através da experimentação com recursos instrumentais, eletroacústicos, gravações e manipulação sonora, constrói discursos sonoro-político-musicais, lançando mão de diferentes linguagens e suportes como performances audiovisuais, instalações, concertos e projetos experimentais. As possibilidades rizomáticas da sonoridade se relacionando através de suas diferentes manifestações como som organizado e ruído, composição e paisagem sonora, ouvido afetivo e psicoacústica são a ênfase do seu trabalho.

Mediadora/Oficineira:
Elisa Ximenes

Formada em Ciências Sociais pela PUC - São Paulo.
É voluntária do Centro de Mídia Independente Brasil desde 2002, onde colabora com a manutenção do site de publicações, coberturas e comunicação com os demais coletivos da Rede Indymedia. Atualmente trabalha com produção de exposições e eventos, como a Cryptorave. Trabalhou no Ponto de Cultura do Centro de Integração da Mulher de Guarulhos e na Cinemateca Brasileira. Desenvolve projetos e oficinas sobre internet, software livre e tecnologia.

Confira como foi o primeiro encontro