Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

"Música Perdida" resgata canções nunca antes registradas

Filipe Murbak, criador do projeto, e o músico Taroba durante a gravação da música
Filipe Murbak, criador do projeto, e o músico Taroba durante a gravação da música "Então Tá"

O que é música? Combinação de sons e silêncios, ruídos, organização dos elementos sonoros, transmissão de sensações. São várias as definições, assim como são várias as visões de seus criadores. Tentar definir o que é música não é fácil, e também não é fácil catalogar a enorme quantidade de sons possíveis, ritmos, melodias e letras. No BREU, festival do Sesc Rio Preto que reflete a relação do homem com a cidade por meio da arte, uma das atrações tenta resgatar um pouco da música produzida na cidade que se perdeu ao longo dos anos, em gavetas e em papéis rasurados. Essa é a intervenção digital “Música Perdida”, comandada pelo músico rio-pretense Filipe Murbak.

“Esse é um projeto que fala da música das pessoas que não fazem parte do meio musical, moradores de Rio Preto e região. São letras que não foram concluídas, melodias que não foram finalizadas. Essa é uma obra a ser concretizada”, explica Filipe.

O projeto ganha luz em formato websérie, com três episódios já disponíveis no canal do Sesc Rio Preto no You Tube e na página do BREU, onde também é possível baixar as canções em formato MP3. As canções resgatadas contam com participações de diversos músicos, convidados especialmente para recriar melodias e arranjos sob a direção musical do idealizador. 

No vídeo abaixo você pode conferir o criador Filipe Murbak falando sobre o "Música Perdida" e sobre as três canções já "encontradas".


Assista aos três episódios já divulgados da websérie.