Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Jazz sobre rodas

Foto: Lou Gaioto
Foto: Lou Gaioto

"Se o Jazz for confinado e tímido, desconfie. O Jazz nasceu do calor das ruas, do vento balançando o salgueiros, das mãos negras erguendo o trompete, dos pés batendo no chão. O Jazz é um espírito livre, um orixá de saxofone, e quando não encontra paredes, é natural que se espalhe e atraia pessoas que queiram balançar como se não houvesse amanhã."*

São Paulo tem sido origem, caminho e destino dos movimentos artísticos mais efervescentes. O Jazz na Kombi nasce desse desejo de expansão na cidade, de ser de todos e para todos, de ganhar ruas, devolver o ritmo ao berço, com uma pegada cabaré de variedades.

Já lotou as escadarias da Praça Roosevelt com O Menor Festival de Jazz do Mundo em cinco edições além do Iquiririm Jazz Festival, que aconteceu sete vezes em uma viela do bairro do Butantã, onde o coletivo participa ativamente em sua revitalização, trazendo vida ao local com cuidados periódicos, grafites nos muros e asfalto e uma atmosfera festiva.

Foi na poesia de rua que Giovani Baffô começou sua trajetória. Hoje é companheiro da escritora, educadora e articuladora Ana Carulina Laet e pai de Mafalda Laet Baffô. Thiago Calle é artista plástico e poeta, Leo Gomes também integra a trupe desde do início, em 2014. Juntos trazem ao público o jazz no clima à que pertece: celebração.

Em três apresentações sonorizaram o entardecer na Ocupação Sesc Pq. Dom Pedro II, com José Luiz Martins Trio, Jackson Silva Quarteto e Rodrigo Digão Braz Trio:

 



*(Texto por Espaço Húmus)