Sesc SP

postado em 13/11/2015

Caminhos: volta ao mundo de bicicleta

Destaque 728x410 caminhos

      


Compilação de cento e cinquenta imagens registradas ao longo dos 35 mil quilômetros, passando por 28 países, nos três anos e meio em que Argus Caruso pedalou ao redor da terra

 

No dia 19 de novembro, quinta-feira, as Edições Sesc São Paulo lançam a segunda edição do livro Caminhos: volta ao mundo de bicicleta, de Argus Caruso Saturnino, no Sesc São José dos Campos. Na ocasião, o autor conta histórias de sua jornada, uma aventura épica que durou três anos e meio e passou por 28 países. A nova edição, além de fotos e histórias sobre o contato com diversos povos e culturas, apresenta um texto inédito em que o autor conta como transcorreram os dez anos após o seu retorno, discutindo mobilidade, novos projetos e aprendizados que permaneceram em sua vida.

 

História

Quando Caruso cogitou a ideia de dar a volta ao mundo a bordo de uma bicicleta, a possibilidade de fazê-lo lhe parecia remota. No entanto, em 2001, o arquiteto deixou-se levar pela inquietude e iniciou uma longa viagem mundo afora, que terminaria apenas em 2005. Repleta de histórias, enriquecimento espiritual e paisagens belíssimas, essa experiência culminou na publicação do livro, uma compilação de cento e cinquenta belas imagens feitas ao longo dos mais de 35 mil quilômetros que pedalou ao redor da terra.

Na segunda parte da obra, Argus conta os casos e acasos de sua arrojada vida de aventureiro. Apaixonado por viagens, o arquiteto passou pela América do Sul, Oceania e Sudeste da Ásia, Índia e Nepal, Oriente Médio e Egito, além de Europa, África e Brasil, onde sua empreitada teve início e fim. Foi na cidade de Cordisburgo, em Minas Gerais, terra de seu avô e do escritor Guimarães Rosa, que Argus encontrou um ponto de partida. Rumo ao oeste do globo, encontrou toda a sorte de pessoas, etnias, costumes e, principalmente, hospitalidade. Dos dias passados nos mais pobres vilarejos dos Andes aos banquetes servidos em meio a casamentos na Índia, esse “nômade” - forma como o autor se autodenomina - mergulhou profundamente no cotidiano das famílias e das culturas com as quais cruzou pelos caminhos, memórias que merecidamente voltam a ganhar as páginas de um livro. 

 

SERVIÇOS:

o que:

Lançamento | Caminhos: volta ao mundo de bicicleta

Bate-papo com o autor seguido de sessão de autógrafos. Esta atividade faz parte do Festival de Turismo Outras Viagens.

onde:

Sesc São José dos Campos | Avenida Adhemar de Barros, 999

quando:

19/11. Quinta-feira, às 19h

quanto:

Grátis

 

Veja também:

:: Trechos do livro

 

 

Galeria

Produtos relacionados