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postado em 21/04/2016

Seis livros sobre métodos de teatro

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A maneira com que alguns diretores constroem a cena acabou por lhes imprimir um estilo único, constituindo referências que servem de inspiração e que podem ser encontradas nestas obras

Uma das etapas iniciais do processo de criação do espetáculo é a escolha do texto a ser encenado. A partir desse ponto, cabe à figura do diretor organizar os demais elementos que compõem a encenação, conduzindo o trabalho dos atores, cenógrafos, iluminadores, figurinistas etc. para dar forma à sua leitura do texto, isto é, transformá-lo em ação. A maneira peculiar com que alguns diretores constroem a cena acabou por lhes imprimir um estilo único, constituindo referências que servem de inspiração e que podem ser encontradas nestas obras:

 

HIEROFANIA:
o teatro segundo Antunes Filho

Sebastião Milaré

Fruto de dez anos de pesquisa, Hierofania documenta e discute o método criado por Antunes, as referências estéticas, os meios desenvolvidos, os exercícios, a bibliografia, a prática e a ideologia, bem como reflete sobre os espetáculos resultantes deste trabalho. A primeira parte foca na fundação do Grupo Macunaíma e do CPT, no que se refere às técnicas e meios expressivos para o ator. A segunda parte traz o método sistematizado e a descrição de seus exercícios, fundamentada na ideologia de que é preciso formar e transformar o ser humano para que se forme o ator. Saiba mais | Comprar

 

JOGOS PARA ATORES E NÃO ATORES
Augusto Boal

Neste livro, o autor aprofunda e exemplifica por meio de uma série de exercícios os princípios já definidos no Teatro do Oprimido, método em que o espectador era levado a interagir com os atores no palco. Traduzido para mais de vinte línguas, a edição brasileira é a mais completa dentre as que circulam atualmente pelo mundo. Baseou-se na última edição em português revista pelo autor (1998) e incorpora acréscimos substantivos feitos por Boal nas edições inglesa (2000), espanhola (2001) e francesa (2004), consolidados na edição alemã de 2013, cujo texto foi estabelecido por Till Baumann e organizado por Julián Boal. Saiba mais | Comprar

 

O TEATRO DA MORTE
Tadeusz Kantor

Esta coletânea de escritos do artista plástico, cenógrafo e encenador polonês Tadeusz Kantor (1915-1990) busca explicá-lo e a sua obra por meio de uma seleção de seus manifestos, partituras de espetáculos e performances, entrevistas, ensaios, artigos. Atrelado ao espetáculo A classe morta, O teatro da morte é o título do último manifesto de Tadeusz Kantor, trabalho que significou uma mudança em suas pesquisas, passando a explorar as noções de memória, história, mito, criação artística e o artista como cronista do século XX. Saiba mais | Comprar

 

O TEATRO LABORATÓRIO DE JERZY GROTOWSKI 1959-1969
Textos de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen

“Representamos tão completamente na vida que, para fazer teatro, bastaria cessar a representação.” Esta frase de Jerzy Grotowski pode ser tomada como uma bandeira do teatro visceral e ao mesmo tempo despojado do encenador polonês. Grotowski (1933–1999) foi um dos maiores diretores e teóricos teatrais do século XX. Desenvolveu o training, exercício dramatúrgico continuado, propôs uma ética do ator como sujeito de experiências autênticas, aperfeiçoando ideias de Stanislávski, e definiu o grupo teatral como lugar de investigação pessoal e artística. Algumas de suas peças (Akropolis, O príncipe constante, Apocalypsis cum figuris), realizadas com o ensemble de seu teatro laboratório, estão entre as maiores realizações da arte dramatúrgica do século XX. Saiba mais | Comprar

 

O ATORMENTADOR:
minhas ideias sobre teatro

Philippe Gaulier

Philippe Gaulier foi professor na École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq até a criação de sua própria escola, nos anos 1980. Desde então, contribui com a formação de atores de grande renome, ensinando o seu método de forma vivencial.  No presente livro, o autor inventa um entrevistador – o “atormentador” e, por meio dele, tece divagações e diálogos inusitados que compõem boa parte da publicação. Nessas conversas, é possível compreender o significado do método Gaulier na intimidade de suas provocações e na sutileza de seu humor. Explorando as interfaces entre a palhaçaria e o teatro, esta obra ultrapassa limites do politicamente correto e de convenções artísticas que empobrecem a criação estética. Saiba mais | Comprar

 

O CORPO POÉTICO:
uma pedagogia da criação teatral

Jacques Lecoq

Jacques Lecoq (1921-1999) fundou sua escola internacional de teatro em Paris em 1956. Pedagogo atento ao que há de universal no teatro, ao mundo e a seus movimentos, Lecoq constituiu um ponto de referência em que seus muitos alunos puderam basear-se e educar-se, respeitados nas diferenças culturais, na história, no imaginário,  nas possibilidades e nos talentos de cada um. Fruto de numerosas entrevistas concedidas aos organizadores, este livro apresenta a trajetória de Jacques Lecoq, seus objetivos e métodos de ensino. Saiba mais | Comprar

 

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