100 Anos de Cultura e Conflitos no SescTV

19/05/2023

Compartilhe:

Quais foram os acontecimentos históricos que trouxeram o Brasil até os dias atuais?

Cem anos em 16 episódios. Parece pouco para falar do que aconteceu politicamente no Brasil e que nos trouxe até os dias atuais. Protagonizados por historiadores e pensadores contemporâneos, a série ‘100 Anos de Cultura e Conflitos’ tenta colocar em perspectiva eventos ocorridos no último século e que, cada um à sua maneira, fundaram parte dessa estrutura cultural como aprendemos nos livros da escola.

Com direção de João Batista de Andrade, a série guia o espectador por diálogos acerca da sequência de eventos do século XX, que contribuíram cultural e politicamente para a trajetória da República e da Democracia. A estreia no SescTV acontece no dia 29, às 19h, ficando disponível sob demanda em sesctv.org.br/100anos.

Movimentos como a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo, ambos ocorridos em 1922, são investigados, assim como outros marcos fundamentais na história do Brasil.

“Nesta série, decidimos falar desses 100 anos, por meio de uma conjunção histórica. São 100 anos de uma afirmação cultural moderna e, ao mesmo tempo, da ascensão do militarismo com a revolta dos tenentes no Forte de Copacabana” , diz o diretor sobre a produção.

“Claramente ‘100 anos de cultura e conflitos’ diferencia-se dos bons trabalhos que abordam exclusivamente o centenário da Semana de Arte Moderna”, conta o cineasta. Para ele, a produção explora como as esferas da política e da cultura puderam conviver em um período tão marcado pelas contradições da vida política brasileira e pela presença militar, em meio à luta na construção de um país moderno e democrático, saído tão recentemente do escravismo.


Programação

Dois eventos complementam o lançamento de 100 Anos: na mesma data de estreia no canal, o SescTV promove no CineSesc um evento de lançamento que acontecerá a partir das 20h30.

Na ocasião, o diretor João Batista vai comentar sobre as motivações e desenvolvimento da produção, e o primeiro episódio “A Revolta dos Tenentes” será exibido. A atividade será aberta ao público, mediante retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc (R. Augusta, 2075 — Cerqueira César), a partir das 19h.
Saiba mais

Na semana seguinte à estreia, acontece um encontro com o diretor e gratuito, a partir das 16h do dia 5/6, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 — Bela Vista).
O cineasta recebe para uma conversa a atriz Naruna Costa, que participou do quinto episódio, ‘A Libertação dos Escravizados’. Os convidados, dentro dos 16 episódios, vão abordar temas como o tenentismo, a insistente presença dos militares na história do Brasil, revoluções como a Guerra do Paraguai, a Revolução de 1924 e a Coluna Prestes, a Semana de Arte Moderna, Questão Indígena, entre outros.

Sobre João Batista de Andrade

Sua carreira no cinema inicia-se em 1963 e, desde então, dirigiu mais de 30 produções, atuou, escreveu doze livros e recebeu diversas premiações por suas obras em alguns dos principais festivais do planeta. Foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, quando criou o PROAC — Programa de Ação Cultural. Foi Presidente do Memorial da América Latina e Ministro Interino do Ministério da Cultura e assumiu interinamente o Ministério da Cultura em 2017.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.