10ª Mostra Tiradentes SP exibe de 11 a 18 de maio 31 filmes inéditos na sala do CineSesc

10/05/2022

Compartilhe:

Retomando as exibições presenciais, a 10ª edição da Mostra Tiradentes SP começa nesta quarta-feira (11), e exibirá no CineSesc, em São Paulo, 31 filmes brasileiros e inéditos no circuito de cinema, entre curtas, médias e longas-metragens. Os títulos fizeram parte da programação do festival oficial, que aconteceu de forma online em janeiro. Em São Paulo, o festival acontece até o dia 18 de maio.

Entre os selecionados para a programação paulistana, estão os três premiados deste ano em cerimônia que aconteceu em janeiro: “Sessão Bruta”, de As Talavistas e ela.ltda (Melhor Longa da Mostra Aurora), que será exibido gratuitamente na abertura do evento, no dia 11, às 20h; “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira (Prêmio Carlos Reichenbach Mostra Olhos Livres); e “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”, de Érica Sarmet (Melhor Curta Mostra Foco e Prêmio Canal Brasil). Outro destaque é o curta-metragem “A Praga”, montado a partir de negativos perdidos do cineasta José Mojica Marins, e que foi exibido em Tiradentes na Mostra À Meia-Noite Levarei a sua Alma.

Longa experimental, “Sessão Bruta” foi rodado em 2018, com uma câmera Mini-DV, e apresenta uma sucessão de prólogos de um filme sempre por se fazer, unidos pelo desejo de se pegar uma fatia do mundo. Já “Os Primeiros Soldados”, filme que acumula diversos prêmios no Brasil e exterior, se passa em Vitória (ES), nos anos de 1980, e acompanha um grupo de jovens LGBTQIA+ diante de algo desconhecido e inesperado que se transforma numa crise. Por fim, “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui” é protagonizado por Zélia Duncan, como uma motoqueira lésbica que conhece quatro jovens que compartilham entre si o lar e os afetos.

Com 10 longas, 19 curtas e um média, a programação da Mostra Tiradentes SP traz exemplares de todas as sessões apresentadas na 25ª Mostra Tiradentes. A seleção combina jovens talentos com nomes já conhecidos de Tiradentes, como o do paulista Caetano Gotardo, com seu novo trabalho, o longa “Você Nos Queima”, no qual uma pessoa narra uma intensa experiência amorosa interrompida logo em seu início, fazendo a narrativa mergulhar na subjetividade do personagem e em fragmentos de poemas quase perdidos de Safo e de Lucrécio. 

Outros veteranos da Mostra Tiradentes, que também estarão com filme em São Paulo, são Marcos Yoshi, com “Bem-vindos de Novo”; Mozart Freire com “A Colônia”; e Alexandre Wahrstein, que apresenta ao público o documentário “Panorama”.

Já filmes como “Seguindo Todos os Protocolos”, de Fábio Leal, traz a pandemia como ponto de partida para narrar alguns dias na vida do diretor numa trama de sobrevivência física e amorosa da pandemia, com um gesto que flerta com a autobiografia, sem deixar de também compor um registro do estado das coisas – do flerte, das relações, das paranoias pandêmicas.

Outro filme que investiga as possibilidades do cinema é “Avá – Até que os Ventos Aterrem”, uma ode barroca e experimental de Camila Mota, atriz e diretora da companhia Teat(r)o Oficina UzynaUzona. O filme, de formato híbrido em suas imbricações de linguagem, apresenta uma peça de teatro filmada com ampla liberdade e imaginação para tratar da urgência dos espaços e da expressividade em tempos sombrios.

Além da exibição de curtas, médias e longas, a Mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores após as sessões, garantindo maior interatividade com o público. Ao todo, serão 15 debates com realizadores, e um encontro especial: Cinema da Vela, que será retomado em edição presencial. O tema será “O Cinema em Transição”, e abordará se existem novos paradigmas que reconfiguram aquilo que chamamos de cinema. Os debatedores serão o crítico de cinema Cléber Eduardo, coordenador editorial livro “O cinema brasileiro em resposta ao país (2016-2021)”; o coordenador curatorial da Mostra Tiradentes Francis Vogner dos Reis; e a curadora e professora Tatiana Carvalho Costa.

A Mostra Tiradentes é considerada um dos maiores eventos dedicados ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, trazendo em sua seleção um amplo leque de gêneros cinematográficos e experimentos. A 10ª edição paulistana, uma realização Universo Produção e CineSesc, exibe filmes com 17 mulheres na direção, 9 documentários, 7 experimentais e 15 ficções, que, em conjunto, formam um amplo painel do evento oficial de Tiradentes.

Clique aqui para conferir a programação completa e adquirir seus ingressos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.