13ª edição do Estéticas das Periferias tem segunda parceria com o Sesc

19/08/2023

Compartilhe:

O Estéticas das Periferias, evento idealizado pela Ação Educativa e construído colaborativamente por 50 coletivos, com segunda parceria com o Sesc, chega à sua 13ª edição. Orientado por seis eixos curatoriais (produção cultural de mulheres, direitos humanos, culturas negras, direito à cidade, meio ambiente, futebol e cultura), este ano o encontro, que contará com mais de 80 atividades gratuitas espalhadas por toda a capital, entre os dias 22 e 27 de agosto, tem como tema os 50 anos do nascimento do Hip Hop e seus 40 anos no Brasil.

Neste ano, temos ainda a participação de mais unidades parceiras do Sesc com atividades dentro da programação do Estéticas das Periferias: Pinheiros, Consolação, CPF e Vila Mariana. No Centro de Pesquisa e Formação, por exemplo, o Ciclo Estéticas das Periferias: 40 anos de Hip Hop no Brasil pretende fazer um balanço do movimento hip hop desde seu surgimento na década de 1980 até os dias de hoje, avaliando as transformações que ocorreram nessa cultura.

Programação comemora os 50 anos de Hip Hop

Em 2023 comemoramos os 50 anos de existência do Hip Hop, sendo 40 anos destes aqui em nosso país. Assim, as atividades do Estéticas das Periferias no Sesc Pinheiros seguem essa temática no dia 24, no evento de lançamento, marcado para às 20h.

No encontro Hip Hop aos 50 anos, no Teatro Paulo Autran, acontece uma ode musical à chamada cultura de rua, um espetáculo audiovisual em celebração aos 50 anos da Cultura Hip Hop que compõe a abertura do Estéticas das Periferias 2023. No evento, nomes como Thaíde, Nelson Triunfo e Brisa Flow prestam homenagem em confluência com Djs, Mcs, Dançarines, Slammers, recriando o momento fundante da cultura: A Festa de Rua – Block Party 1973. É preciso se atentar aqui para a retirada de ingressos: no dia, a partir das 12h on-line, ou a partir das 14h nas bilheterias de qualquer unidade do Sesc.

Midria Pereira, Ferréz e Helena Silvestre participam de bate-papo no dia 30 de agosto (Foto: divulgação/acervo pessoal)

Para encerrar, mesmo após a data oficial do evento, as Edições Sesc São Paulo relançam o livro A descoberta do insólito, escrito pelo sociólogo, escritor e professor Mário Augusto Medeiros da Silva, com um bate-papo no dia 30 de agosto, desta vez na Sala de Leitura do Sesc Consolação. A programação terá início com a apresentação da poeta e slammer Midria Pereira. Ela convidará o autor Mário Medeiros, juntamente com os escritores Ferréz e Helena Silvestre para um bate-papo sobre a temática abordada no livro. Na sequência, haverá o pocket show intitulado Bitita – As Composições de Carolina Maria de Jesus, com Nega Duda e Sthe Araujo nos vocais, e Maurício Badé e Cauê Silva nas percussões. Ao final, está programada uma sessão de autógrafos.

A descoberta do insólito

A obra chega às livrarias atualizada e ampliada, abrangendo duas décadas a mais do que a versão anterior, publicada em 2013. Com isso, a nova edição ganha mais um capítulo, intitulado Pequena história sociológica de livrarias e editoras negras (1972-2020), salientando o poder das mulheres tanto na literatura negra produzida atualmente no país como, principalmente, no manejo de editoras e de livrarias voltadas a esse nicho de produção literária e seu público leitor. 

Capa do livro “A descoberta do insólito

Em A descoberta do insólito, o autor evidencia as barreiras e os apagamentos que as literaturas negra e periférica enfrentaram e ainda enfrentam atualmente, mas igualmente expõe a luta e a resistência de escritores, ativistas e intelectuais negros e periféricos por espaço e valoração. Nomes como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Paulo Lins, Conceição Evaristo, Solano Trindade, Marcelo D’Salete, Ferréz e Sérgio Vaz são celebrados, e a importância histórica de suas obras é destacada no livro.  

[…]O meticuloso trabalho do pesquisador reforça a tese de estranhamentos e redescobertas inusitadas, pela constatação de um premeditado e retumbante silenciamento, e abre caminho para que novos leitores possam usufruir da potência dessas contribuições ainda pouco exploradas e plenas de novas conexões e horizontes.”  

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo  

Por meio de entrevistas com escritores e outros nomes do universo da literatura brasileira e de uma extensa pesquisa bibliográfica, Mário Medeiros entrega uma obra fundamental, densa e instigante para quem estuda ou se interessa pelo tema. Dividido em dez capítulos, o livro aborda ainda as publicações de cultura negra Cadernos Negros e Níger. 

Obra e autor (Foto: divulgação/arquivo pessoal)

“[…] o desafio que acabou guiando todo o trabalho foi o de conceber as ideias de literatura negra e literatura periférica como forças sociais importantes para os grupos de onde elas se originaram, ao longo do século XX e nos anos iniciais do século XXI. Como elementos de socialização, capazes de forjar projetos individuais e coletivos, de enfrentar a realidade social e a condição histórica legadas a seus grupos. A literatura é a peça central, que dialoga e se confunde com o ativismo político, com as questões sociais, com os dilemas institucionais da história brasileira.” 
Mário Augusto Medeiros da Silva, autor do livro

Ficha Técnica

A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2020)
2ª edição revista e ampliada
Autor: Mário Augusto Medeiros da Silva

Edições Sesc São Paulo, 2023 592 páginas
ISBN: 978-85-9493-242-6
Preço de capa: R$ 65,00

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal sescsp.org.br/loja 
 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.