17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema volta ao formato presencial com filmes inéditos

26/08/2022

Compartilhe:

De 31 de agosto a 7 de setembro, programação traz ao público 11 filmes: 8 deles com exibição no CineSesc, em São Paulo, e 3 disponíveis gratuitamente para todo o Brasil na plataforma Sesc Digital

Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, em correalização com o Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e patrocínio da Casa Árabe, promove, de 31 de agosto a 7 de setembro de 2022, a 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Celebrando a diversidade dos países árabes, em seu retorno ao formato presencial, a mostra traz 11 filmes, sendo 10 produções inéditas. Serão exibidos 8 filmes na sala do CineSesc e 3 filmes ficarão disponíveis online na plataforma Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). A abertura da mostra acontece no dia 31 de agosto, às 20h, no CineSesc em sessão gratuita. Os ingressos devem ser retirados com até uma hora de antecedência na bilheteria da unidade. A programação completa, mais informações e entrevistas especiais estão no site https://mundoarabe2022.icarabe.org.

Para o curador da mostra Arthur Jafet, “o cinema árabe tem uma reputação contínua de quebrar barreiras e estereótipos e, na maior parte das vezes, fazer uma declaração política. Estamos sentindo mais apoio ao cinema árabe agora com novos festivais e novos fundos que estão sendo criados. Também vemos uma nova indústria surgindo na Arábia Saudita e um público bastante grande, não apenas em termos de população, mas em termos de paixão pelo cinema e poder aquisitivo. É um momento emocionante para ser um cineasta ou criador de conteúdo no Oriente Médio”.

Abertura: “Caixa de Memórias”

O filme que abre esta edição é “Caixa de Memórias”, uma obra afetiva e inventiva na linguagem. Profundamente comovente, a produção dos diretores libaneses Joana Hadijthomas e Khalil Joreige mergulha nos cadernos de memórias da diretora e nos faz pensar em outras paisagens, permitindo ampliar nossa percepção sobre ação, revolta, dor e memória (os sites do ICArabe e da Mostra trazem entrevista com os diretores). O trabalho, enquanto experimentação política e artística, é construído com colagens, animação e uso de multimídias que nos leva a viajar no tempo e no espaço, e turva a noção da fronteira entre vida e ficção.

Programação on-line

Além dos filmes exibidos no CineSesc, a mostra disponibiliza gratuitamente para todo o Brasil, três títulos exclusivos e inéditos de sua programação na plataforma Sesc Digital: “Adonde Vas”, de Javier López Actis, “Uma Emergência Banal”, de Mohcine Besri, e “Jahilya” de Hicham Lasri. Os filmes ficam disponíveis dentro da série Cinema #EmCasaComSesc. Não há necessidade de cadastro, o acesso é livre. Assista em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.