19/03 – Dia do cuscuz!

18/03/2022

Compartilhe:

Você sabia que em todo 19 de março é celebrado o dia do cuscuz?

Pois é! Este prato emblemático da nossa culinária possui variações para todos os paladares e ganhou um dia todo seu. Viva!!!

Aqui no Sesc Santo Amaro todo dia é dia de cuscuz e o nosso é uma adaptação da receita paulista: bem molhadinho, com vegetais fresquinhos, ervas refrescantes e vegano, para todo mundo aproveitar! Ficou com vontade?

Aproveitando a deixa, vejam estas CUSCUZriosidades:

– Apesar da variação de ingredientes e modos de preparo, o alimento tem sua origem no norte da África com povos nômades. Lá ele é feito a partir da sêmola do trigo, o couscous marroquino;

– O consumo do prato foi levado para a Europa e posteriormente às Américas, agradando o paladar dos povos originários que substituíram o grão por um alimento em abundância por aqui, o milho;

– Tecnicamente falando, não há uma receita certa e única para o preparo do cuscuz. O preparo consiste em algum grão amolecido com líquido, que pode ser água, molho, caldo ou algum tipo de leite.

A receita ampliou as possibilidades na nossa culinária regional. Temos o cuscuz nordestino cozido no vapor, que cai bem com uma manteiga e cafezinho; o cuscuz paulista, colorido como a diversidades de culturas presentes no estado e que podem acompanhar peixes e proteínas; o cuscuz baiano, docinho, com tapioca e leite de coco, tudo o que a gente gosta!

Conta para a gente: qual é o seu preferido? Tem alguma memória de família ao pé da mesa?

Texto: André Luiz Silva

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.