22ª Bienal Sesc_Videobrasil: “A memória é uma ilha de edição” – Chamada aberta para artistas

03/08/2022

Compartilhe:

Inscrições prorrogadas!
De 1º de agosto e até dia 16 de setembro de 2022, a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil realiza uma chamada aberta para artistas. Esta edição acontecerá em outubro de 2023, em São Paulo, depois de ter sido adiada por dois anos, por conta da pandemia de Covid-19.

Trabalhos em qualquer formato e linguagem podem ser inscritos por artistas e/ou coletivos, que sejam nascidos/as/es ou residam em países do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – ou radicados/as/es nestes por ao menos cinco anos –, bem como artistas indígenas de quaisquer nacionalidades.

O evento chega em 2023 à sua 22ª edição, intitulada A memória é uma ilha de edição – uma frase retirada do poema “Carta aberta a John Ashbery”, de Waly Salomão (1943–2003). Com curadoria Raphael Fonseca (Brasil) e Renée Akitelek Mboya (Quênia), a bienal marca também o 40º aniversário do Videobrasil, um evento que, ao longo das décadas, expandiu-se às mais variadas linguagens artísticas.

19º Festival. fotógrafo_Everton Ballardin. Acervo Videobrasil

Nesta celebração, “faz-se necessário, portanto, não apenas refletir sobre o tempo e as muitas concepções de memória, mas também revisitar a importância do vídeo nessas quatro décadas”, escrevem os curadores. Fundadora e diretora artística da Videobrasil, Solange Farkas – que organizou a primeira edição do festival em 1983 –, destaca o contexto em que acontece esta chamada aberta a artistas, depois de dois anos de uma pandemia que deixou milhões de vítimas em todo o mundo: “Sobreviver em face da adversidade é necessário, e a Bienal celebra a expressão de diferentes vozes, formas de negociar o passado histórico e maneiras de refletir, em imagem, a criação atual”.


Leia o partido curatorial da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

Clique aqui para se inscrever nesta edição.

Em caso de dúvidas, escreva para 22bienal@videobrasil.org.br

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.