2ª edição da OJU destaca produção de cineastas negras e negros no Brasil

10/03/2023

Compartilhe:

De 15 de março a 16 de abril de 2023, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da “OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros”, ofertando ao público uma seleção de filmes realizados por cineastas negras e negros. Com sessões presenciais no CineSesc, filmes disponíveis na plataforma Sesc Digital, exibições e atividades em unidades do Sesc na capital (Belenzinho e Vila Mariana) e interior paulista (Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto), a mostra se dedica a ressaltar a diversidade de criadoras e criadores brasileiros e a importância histórica do audiovisual em sua potência poética e política para a decolonização do olhar.

Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção. Para o Sesc, a ideia de uma roda de cinema aproxima os sujeitos para juntos compartilharem histórias, se identificarem e, em coletividade, construírem as narrativas. Ao ressaltar a produção audiovisual negra, a OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros pretende destacar a importância do fazer coletivo, respeitando a singularidade de diferentes sujeitos, corpos e formas de contar histórias. Ao ampliar a difusão e o acesso à diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais, a mostra procura expandir reflexões transversais e estruturais de nossa sociedade.

Para a abertura do projeto, que acontece no CineSesc, foi selecionado o filme “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente. Nele, a cineasta mescla ficção e imagens de arquivo de Ruth de Souza em uma homenagem à primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza, em 1954, pela atuação no filme “Sinhá Moça”.

Atriz Ruth de Souza no documentário "Diálogos com Ruth de Souza", de Juliana Vicente.
“Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente, abre a mostra no dia 15/3. Foto: Divulgação

Como destaque na categoria filme estão “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, também de Juliana Vicente; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, “Marte Um”, de Gabriel Martins. Na seleção de curtas-metragens, destaque para “Nossa Mãe era Atriz”, do premiado André Novais, além de muitos outros títulos.

Cena do documentário "Racionais: das Ruas de São Paulo pro Mundo.
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, de Juliana Vicente. Foto: Divulgação
Cena do filme "Noites Alienígenas". Foto: Divulgação
Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho. Foto: Divulgação
Cena do filme "Marte Um", de Gabriel Martins.
Marte Um, de Gabriel Martins. Foto: Divulgação

CineSesc e Sesc Digital

No CineSesc, a OJU contará com 24 sessões presenciais, com venda de ingressos online e na bilheteria do cinema. Na plataforma Sesc Digital, 10 obras contemporâneas que dialogam com o legado histórico do cineasta Zózimo Bulbul (1937-2013) poderão ser assistidas gratuitamente pelo público de todo o Brasil.

Cursos e oficinas

Debates, cursos e oficinas gratuitas também integram a mostra com o objetivo de ampliar a difusão e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais. Os encontros propõem uma troca entre o público e profissionais do cinema, pesquisadores e pensadores, refletindo a temática do projeto. O Sesc Ribeirão Preto, por exemplo, realizará o curso Cinemas Negros – Narrativas Decoloniais, com a jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais Mariana Queen Nwabasili. Já o Sesc Vila Mariana oferecerá o bate-papo Narrativas Negras Infantojuvenis, com a pesquisadora e cenógrafa Pâmela Pelegrino, a dramaturga e roteirista Maria Shu, e a cineasta Thais Scabio.

Clique aqui e confira mais informações sobre a programação da OJU.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.