31 anos de Sesc Ipiranga: saiba mais sobre essa história através da fotografia!

18/11/2023

Compartilhe:

O bairro do Ipiranga é cheio de histórias que fazem dele um lugar especial. Com espaços como o Monumento à Independência, o Museu Paulista, o Parque da Independência e o próprio Sesc Ipiranga, o bairro guarda lembranças importantes.

Esses lugares não só contam, mas também respiram um passado que nos transporta para outra época, mostrando como o Ipiranga mudou ao longo do tempo. Valorizar a memória nesse bairro significa entender não só o que ele é hoje, mas também a herança que carrega em cada rua e construção, enriquecendo a identidade coletiva das pessoas que moram e trabalham aqui.

Pensando nesse aspecto histórico tão marcante do bairro, o fotógrafo ítalo-brasileiro Emidio Luisi foi convidado para realizar diferentes programações na Unidade. O workshop “A Fotografia como memória do instante transitório”, além dos bate-papos “Sesc Ipiranga de ontem e seu entorno” e “Mostra de processo sobre o Sesc Ipiranga de hoje e seu entorno”, destacaram o trabalho da etnofotografia.

O que é etnofotografia? A etnofotografia é uma prática que vai além do simples ato de tirar fotos: ela envolve a captura de imagens com um olhar mais profundo, buscando compreender e documentar a cultura e as tradições de um grupo específico. Essa abordagem fotográfica não se limita à estética visual, mas procura registrar a arquitetura, os modos de vida, trabalho, transporte e outros aspectos culturais de um povo.

31 anos de história

Em 2023, o Sesc Ipiranga completa 31 anos. Fundada em 1992, a Unidade também foi um dos objetos de pesquisa fotográfica de Emidio Luisi, que realizou uma série de fotografias da reforma antes da abertura. Você pode conferir mais detalhes sobre esse processo de etnofotografia no vídeo abaixo!


Sesc Ipiranga – R. Bom Pastor, 822 – Ipiranga | Acompanhe nossa programação completa no Portal Sesc | Nos siga no Instagram | Facebook | Twitter

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.