11ª edição da Mostra Tiradentes SP chega ao CineSesc 

23/03/2023

Compartilhe:

Evento terá exibição de filmes premiados na edição mineira da Mostra e realização do tradicional debate Cinema da Vela 

A Mostra Tiradentes SP volta a ocupar o Cinesesc em São Paulo. De 23 a 29 de março, o público da capital paulista poderá conferir a exibição de 27 filmes, a maioria inéditos em São Paulo, e que fizeram parte da programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada em janeiro. A 11ª Mostra Tiradentes SP será norteada pela temática “Cinema Mutirão”, abordada na edição mineira, dando sequência e ampliando a reflexão com discussões e novas perspectivas. 

“A força do cinema brasileiro contemporâneo pode ser conhecida nas edições anuais da Mostra Tiradentes SP que, em 2023, celebra 11 anos na capital paulista com o propósito de ampliar novos olhares, vozes e exibir um panorama múltiplo da produção audiovisual no Brasil. Todas as sessões ganham debates após a exibição dos filmes com a presença de realizadores, provocando reflexão sobre as imagens e histórias do cinema como resposta ao seu tempo histórico. Graças à parceria com o Sesc São Paulo, o cinema brasileiro ganha mais espaço e dimensão na cidade, e o público, a oportunidade de conhecer filmes que muitas vezes não chegam ao circuito comercial”, conta Raquel Hallak, Diretora da Universo Produção e Coordenadora Geral da Mostra Tiradentes SP. 

“Consolidada na cena cultural, a Mostra Tiradentes SP é uma oportunidade de fruição e formação por meio de bate-papos e ações formativas, além das exibições. Tanto fomento quanto difusão são condições necessárias para a expansão da ação cultural; nesse sentido, essa parceria enseja o empenho do Sesc em reafirmar a arte e o encontro como elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e sensível, compreendendo a grande teia que compõe a produção audiovisual nacional como legado e emersão para novos rumos em comum”, destaca Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo. 

FILMES E DEBATES  

Com 11 longas e 16 curtas, a mostra traz um recorte pungente da 26ª Mostra Tiradentes, que exibiu 134 produções, levou um público estimado de 35 mil pessoas para a cidade mineira e atingiu mais de 250 mil acessos na plataforma do evento.  

Entre os destaques da edição paulistana estão os seis premiados: As Linhas da Minha Mão (Melhor Longa da Mostra Aurora), de João Dumans; O Canto das Amapolas (Prêmio Carlos Reichenbach – Mostra Olhos Livres), de Paula Gaitán;  Remendo, de Roger Ghil (Melhor Curta Mostra Foco e Prêmio Canal Brasil); Cervejas no Escuro (Prêmio Helena Ignez para a atriz Edna Maria), de Thiago A. Neves; A Filha do Palhaço (Melhor Longa Júri Popular), de Pedro Diogenes; e Nossa Mãe Era Atriz  (Melhor Curta Júri Popular), de André Novais Oliveira e Renato Novaes.  

Marcada pela diversidade, a seleção da Mostra combina novos talentos na direção cinematográfica com nomes já conhecidos de Tiradentes, como é caso da atriz e cineasta Helena Ignez com o longa A Alegria é a Prova dos Nove, filme que conta com o músico Ney Matogrosso no elenco e estreia em São Paulo durante a mostra. 

Entre os cineastas estreantes, destaque para João Maia Peixoto, com o inventivo Xamã Punk, e para Márcio Abreu, com Febre, filme que conta com o ator Paulo André, do Grupo Galpão, no elenco.  

Programada especialmente para a 11ª Mostra Tiradentes SP, a Mostra Vertentes de curtas reúne quatro filmes marcados pelo fazer cinematográfico como ação social, histórica e política, ou com intenções mais diretamente atentas a esses aspectos das vidas real e ficcional de diferentes personagens.

São documentários produzidos em São Paulo que demonstram a força do cinema contemporâneo paulista: Arrimo, de Rogério Borges; Através da Cidade Invisível, de Paulo Grangeiro; Onde a Gente se Encontra, de Talita Virgínia; e O que nos Espera, de Bruno Xavier e Chico Bahia, este último sobre Padre Júlio Lancellotti. 

Além da exibição de curtas e longas, a Mostra contará também com bate-papos com a presença de diretores após as sessões. Ao todo, serão 15 debates com realizadores, e um encontro especial: o tradicional Cinema da Vela. Com o tema Cinema Mutirão: Laboratórios e Cinema de Grupo de São Paulo o debate contará com a participação dos cineastas Helena Ignez, Leonel Costa e Filipe dos Santos Barrocas e mediação do crítico de cinema João Paulo Campos. 

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

A Mostra de Cinema de Tiradentes nasceu para ser a grande aliada do cinema brasileiro, acontece em edições anuais, desde 1998, em janeiro, na cidade de Tiradentes e, desde 2012, realiza um recorte da programação em São Paulo. Consolidou-se como o maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão no país. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em mais de 120 filmes em pré-estreias e mostras temáticas de longas e curtas.  

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.