5ª Ed. – Mostra Sentidos oferece oficinas de teatro e dança para pessoas com mais de 60 anos

20/09/2021

Compartilhe:

Dia Internacional da Pessoa Idosa, conforme data estabelecida pela ONU em 1991, é celebrado em 1º de outubro e foi criado com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e evidenciar a legislação de proteção à pessoa idosa. Com o intuito de reverberar esta efeméride, contribuindo para a desconstrução de preconceitos relacionados ao processo de envelhecer, a Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte reúne uma curadoria de trabalhos artísticos virtuais de teatro e dança que geram reflexões sobre a longevidade e destacam a potência do processo de envelhecimento em uma intensa interface com as artes cênicas.

Em sua 5ª edição, a Mostra Sentidos acontece de 1 de outubro a 12 de dezembro nos canais digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades. A proposta é fortalecer a discussão e as reflexões dos direitos desta população, por meio do diálogo sensível e intangível com a arte e toda a sua força de expressão, empatia e comunicação.

Serão oferecidas 9 oficinas online e gratuitas ligadas ao teatro e à dança, realizadas de 1 de outubro a 15 de novembro, e os resultados de todo o processo serão publicados nos dias 09,10,11 e 12 de dezembro nas redes digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades. As inscrições, que acontecem de 24 a 29 de setembro, em inscricoes.sescsp.org.br, são voltadas exclusivamente para as pessoas idosas. 

Abrindo a mostra, no dia 1 de outubro, pela série Ideias #EmCasaComSesc, acontece o bate-papo on-line que leva o nome da ação: Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte, às 16h, no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Participam Aysha Nascimento, atriz, dançarina, professora e diretora de teatro, integrante da Cia. Dos Inventivos e do grupo de Teatro Coletivo Negro; Rebeca Berger, psicóloga com especialização em saúde pública e mestrado em processos do envelhecimento, formadora do Instituto Internacional de Análise Bioenergética e psicoterapeuta corporal; e Ervelina Semerjian, frequentadora do Sesc Vila Mariana, participa de diversos cursos de dança e teatro promovidos pelas ações permanentes e institucionais vinculadas ao programa Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc SP.  A mediação é de Mauro Lucas, bacharel em comunicação social, especialista em planejamento estratégico de marketing cultural e social e animador sociocultural no Sesc Belenzinho.

Confira, abaixo, mais informações sobre as oficinas! Acesse: inscricoes.sescsp.org.br


TEATRO

A Ciranda do Tempo

Experimentos teatrais online, por meio da exploração de elementos da linguagem cênica em diálogo com as tecnologias e a comunicação virtual. Com Aline Filócomo e Thiago Amaral – Cia Hiato.

De 13/10 a 10/11, quartas, das 10h às 12h
Participantes: 30
Plataforma: Zoom – Sesc Consolação

Compartilhar Ideias, Refazer Histórias

A atividade propõe a reflexão da velhice e sua desmitificação como doença, utilizando o teatro como encontro e compartilhamento de ideias e histórias, por meio de exercícios teatrais, corporais, resgate da tradição oral e escrita. Com Cristian Beltrán, fundador do Coletivo Enredo.

De 06/10 a 17/11, quartas, das 14h30 às 16h
Participantes: 40
Plataforma: Zoom – Sesc Belenzinho

Nós na cena: r(e)xistência e longevidade no teatro de improviso

Nesta vivência virtual de teatro de improviso, a partir da técnica playback theatre, o participante compartilha experiências de vida e encena as narrativas dos outros participantes. Com Andrea Zeppini, atriz da Cia Nhe Maria.

De 05/10 a 10/11, terças e quartas, das 16h às 17h30
Participantes: 30
Plataforma: Zoom – Sesc Florêncio de Abreu

Histórias no Ciberespaço!

A oficina mostra como podemos utilizar os recursos da plataforma digital para contar uma história, representar um processo cênico e até mesmo interagir com o nosso parceiro/parceira de cena através de recursos audiovisuais. Com Ademir Apparício Júnior da Cia Apparício com 2P´s.

De 07/10 a 11/11, quartas, das 16h30 às 17h30
Participantes: 30
Plataforma: Zoom – Sesc Catanduva

Sombras que ganham vida para contar Histórias

Na oficina serão abordados os conceitos teóricos e práticos do teatro de animação, por meio do teatro de sombras. A proposta é propiciar exercícios de criação e manipulação específicas desta linguagem. Com Daiane Baumgartner, produtora individual de teatro de animação.

De 01/10 a 12/11, sextas, das 15h30 às 17h
Participantes: 15
Plataforma: Zoom – Sesc Bertioga

DANÇA

Longevidade e expansão: corpos plurais e potências

O objetivo é propiciar o encontro e a permanência da autonomia, da autoestima e da interação social por meio do resgate das raízes culturais da jornada de vida de cada participante. Com Gal Martins, do Sansacroma e fundadora do Coletivo Zona Agbara

De 06/10 a 29/10, quartas e sextas, das 10h às 12h
Participantes: 25
Plataforma: Zoom – Sesc Osasco

Folhas ao vento – criação, corpo e poesia

Nesta atividade, o processo de criação das coreografias é pautado em tecnologias da linguagem audiovisual. Com Luis Ferron, bailarino e produtor individual.

De 05/10 a 12/11, terças e quintas, das 9h30 às 11h30
Participantes: 15
Plataforma: Zoom – Sesc Ipiranga

Pé de poesia – dança e poema no envelhecer em movimento

A obra de Manoel de Barros será ponto de partida para a oficina, e a coreografia será criada em improvisações e vivências a partir de um olhar poético ao movimento cotidiano. Com Fagner Rodrigues e Andrea Capelli – Cia Cênica.

De 1/10 a 5/11, sextas, das 15h às 17h
Participantes: 30
Plataforma: Zoom – Sesc Birigui

Vives

Os participantes desta oficina vão desenvolver um processo criativo centrado na Dança Contemporânea. Com Andrea Soares, diretora artística do Núcleo Pé de Zamba.

De 5/10 a 11/11, terças e quintas, das 9h às 12h
Participantes: 20
Plataforma: Zoom – Sesc Santo Amaro

Clique aqui para saber mais sobre a Mostra Sentidos e conhecer as outras edições.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.